domingo

Saiba como denunciar crimes eleitorais por meio de aplicativo

O cidadão que tiver conhecimento de algum crime eleitoral neste dia que antecede as eleições,…

TSE enfrenta atraso no sistema de divulgação dos resultados eleitorais

O cidadão que tiver conhecimento de algum crime eleitoral neste dia que antecede as eleições, pode denunciar o fato por meio de um aplicativo gratuito desenvolvido pela Justiça Eleitoral: ‘Pardal’. O app está apto a receber as seguintes denúncias: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. A apuração de todas as denúncias é feita pelo Ministério Público Eleitoral.

Orientações para denunciar crimes eleitorais

No ícone “Orientações”, dentro do aplicativo, o eleitor pode tirar todas as dúvidas sobre o que pode e o que não se pode fazer em propaganda eleitoral. O aplicativo encaminha a denúncia diretamente para o Ministério Público do estado do denunciante.

É necessário ter provas da suposta irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos. O cidadão pode escolher realizar a denúncia de forma anônima ou não.

Atualizações

O aplicativo Pardal está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Segundo o TSE, somente no pleito de 2018, a ferramenta recebeu mais de 47 mil denúncias.

Este ano, dos dias 16 a 23 de agosto, foram recebidas 1.330 denúncias de propaganda eleitoral irregular pelo Pardal. Os dados são da primeira semana de funcionamento do app para as Eleições Gerais de 2022.

+ Eleições 2022: saiba para quem o voto é obrigatório e facultativo