Voepass

Tragédia de Vinhedo: Voepass fez 2,6 mil voos sem manutenção, diz Anac

Agora a companhia aérea fica impedida de operar voos. A empresa não pode mais recorrer da decisão

Imagem de avião da Voepass se preparando para decolagem
Anac diz que Voepass fez 2,6 mil voos com aviões sem manutenção adequada (Foto: @voepassoficial)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a Voepass realizou 2,6 mil voos com aviões sem manutenção adequada desde a tragédia de Vinhedo, ocorrida em 9 de agosto do ano passado, que deixou 62 mortos. Os números foram trazidos à tona na reunião da Anac que cassou o Certificado de Operador Aéreo (COA) da Voepass. Agora a companhia aérea fica impedida de operar voos. A empresa não pode mais recorrer da decisão.

A cassação já havia sido determinada em primeira instância, mas a empresa recorreu. Na reunião da diretoria da Anac desta terça-feira (24/06), o advogado da Voepass, Gustavo de Albuquerque, defendeu que a cassação do COA pode significar uma “pena perpétua”.

LEIA MAIS
Avião que caiu em Vinhedo levou passageiros de Rio Verde para São Paulo
Acidente aéreo em Vinhedo (SP): 58 passageiros e 4 tripulantes estavam no avião | Mais Goiás

O relator do processo na Anac, diretor Luiz Ricardo Nascimento, disse que durante a operação assistida, foi constatado uma sistemática de descumprimento de procedimentos operacionais que era recorrente na empresa. Houve instauração de processo para apurar 20 inspeções em sete aeronaves que a empresa deixou de realizar entre 15 de agosto de 2024 e 11 de março de 2025, o que representou um total de 2.687 voos.

Segundo Nascimento, os voos foram realizados “com aviões em condições consideradas não aeronavegáveis”, e a área técnica constatou relevante degradação nos processos organizacionais da empresa, entre eles a sistêmica perda de controle dessas inspeções.

Em um período de 10 meses, a fiscalização encontrou diversas irregularidades na operação da Voepass. Nascimento afirma que a empresa deixou de cumprir, reiteradamente, inspeções obrigatórias, que são manutenções que, se não executadas adequadamente, podem resultar em uma falha, mau funcionamento ou defeito, ameaçando a operação segura, segundo a Anac.

RELEMBRE
Anac cassa de vez certificado de operação da Voepass
Voepass é suspensa pela Anac

Queda de avião em Vinhedo

O avião da companhia aérea Passaredo/Voepass, que transportava 58 passageiros e quatro tripulantes, caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, nesta tarde de sexta-feira (9). Imagens registradas por populares, mostram a aeronave caindo em movimento circular, antes de atingir o solo.

Em seguida, é possível ver fumaça. A companhia aérea não informou sobre o número de mortos. As prefeituras de Vinhedo e Valinhos (cidade vizinha) informaram que não houve sobreviventes.

LEIA TAMBÉM
Avião que caiu em Vinhedo, São Paulo: veja como é o modelo