Menina de Itaberaí furou a segurança do presidente na ditadura e entregou carta com pedido; veja o desfecho
Garota do interior de Goiás falou com o então presidente Figueiredo e pediu uma casa para a família
Há 43 anos, uma menina de Itaberaí, no interior de Goiás, protagonizou uma cena que atravessou o tempo: aos 13 anos, ela furou a segurança do presidente na época da ditadura e conseguiu entregar, em mãos, uma carta com pedido ao então chefe do Executivo, João Figueiredo. O episódio aconteceu em 1983, na rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, e foi registrado em vídeo.
➡️ Menina de Itaberaí que furou a segurança do presidente reaparece após 43 anos e revela bastidores do pedido por casa
➡️ Doutor da Unicamp revela qual é o lugar mais antigo de Goiás: “Nunca aceitaram”
No documento entregue ao presidente, a jovem Andreia de Oliveira fazia um pedido direto: uma casa para a mãe, que era empregada doméstica, mas estava desempregada naquele período. A família vivia em situação de vulnerabilidade. Andreia contou, em entrevista logo após a entrega da carta, que tinha cinco irmãos e que os pais eram “largados”.
Cercada por jornalistas instantes depois de abordar o presidente, a adolescente resumiu sua atitude: “Eu só pedi onde morar”. Questionada sobre a resposta de Figueiredo, respondeu: “Ele não prometeu, mas falou que eu podia ficar descansada”.
➡️ De qual cidade era o único goiano morto na 2ª Guerra Mundial? Conheça sua história
Menina de Itaberaí entregou carta ao presidente: o que aconteceu depois?
Segundo registros resgatados por perfis de arquivo histórico e informações divulgadas à época, o presidente leu a carta e, em seguida, determinou que a Casa Civil apurasse a situação da família.
Assistentes sociais foram designados para verificar as condições relatadas por Andreia. A condição de vulnerabilidade foi confirmada e, posteriormente, a família foi contemplada com uma moradia por meio de programa habitacional do governo federal vigente naquele período.
Veja qual cidade de Goiás entrou em seleção internacional de destinos turísticos inteligentes
Repercussão e memória
Décadas depois, o gesto continua sendo lembrado. Em comentários nas redes sociais, internautas destacam a coragem da goiana. “Pedir uma casa diretamente para o presidente! Essa menina foi realmente determinada. Parabéns pela coragem! Mereceu a casa”, escreveu um usuário do Instagram.
Em entrevista ao Mais Goiás, Andréa revelou bastidores inéditos daquele dia — incluindo o susto da mãe ao descobrir o que ela havia feito em plena ditadura militar — e contou como está sua vida atualmente. VEJA AQUI!
➡️ Goiânia fora do top 5: a lista das cidades com as mulheres mais bonitas do Brasil
Vídeo: Há 43 anos, menina de Itaberaí furou a segurança do presidente e entregou carta com pedido de casa
Vídeos: Reprodução @arquivonacionalbrasil
➡️ Nudismo em cachoeira na Chapada dos Veadeiros causa polêmica; veja
➡️ 300 ANOS: Veja fotos da igreja mais antiga de Goiás
➡️ Saiba quais são as cidades com maior taxa de homicídios de Goiás