RETOMADA

24 bares foram abertos por dia em Goiânia desde que uso de máscaras em locais fechados caiu

Desde que o uso de máscaras em locais fechados se tornou opcional em Goiânia, no…

Desde que o uso de máscaras em locais fechados se tornou opcional em Goiânia, no dia 1º de abril, 24 bares foram abertos por dia na capital
24 bares foram abertos por dia em Goiânia desde a liberação do uso das máscaras (Foto ilustrativa: Reprodução - FreePik)

Desde que o uso de máscaras em locais fechados se tornou opcional em Goiânia, no dia 1º de abril deste ano, 718 bares e restaurantes foram abertos na capital. As informações são de dados repassados pela Junta Comercial de Goiás (Juceg), que mostram que a reabertura dos estabelecimentos volta a acontecer, a medida que os casos e óbitos de Covid-19 diminuem.

Estima-se que cerca de 24 bares e restaurantes abriram por dia em Goiânia, somente no último mês. A realidade é bastante diferente da que foi vivida no início da pandemia, em 2020, quando o setor acumulou um prejuízo de mais de R$ 20 milhões, só na capital.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Goiás (Abrasel-GO), os prejuízos acumulados ao longo dos anos de pandemia ainda não foram completamente superados pelos comerciantes. Entretanto, a categoria tem buscado repassar esses custos de forma parcial para os clientes.

O presidente da Abrasel, Danillo Ramos, afirma que o segmento é responsável por empregar mais de 50 mil trabalhadores. Portanto, o novo cenário é classificado como um momento “único” para os empresários do ramo.

“Cerca de 46% dos comerciantes do setor ainda estão com problemas relacionados a dívidas provenientes dos períodos de paralisação, outro ponto preocupante é a inflação. Afirmo que nós estamos passando esses custos de forma parcial para a clientela”, garante.