EDUCAÇÃO

Alunos são impedidos de assistir aulas em Colégio Militar por falta de material, diz mãe

Familiares relataram que os alunos foram proibidos de assistir aos dois primeiros horários de aula

Imagem mostra alunos em pé em filas
Alunos do Colégio Militar de Goiás (Foto: PMGO)

Um caso que envolve o Colégio Estadual da Polícia Militar do Jardim Guanabara, em Goiânia, tem gerado polêmica após relatos de que alunos foram impedidos de assistir aulas por não terem adquirido a agenda escolar oficial da instituição. O material custa R$ 50.

A denúncia partiu de uma mãe, que afirmou que sua filha e outros estudantes foram obrigados a ficar na quadra na última terça-feira (4), sem participar das atividades, enquanto os colegas que compraram a agenda puderam assistir às aulas. Segundo ela, a adolescente ligou desesperada para dizer que apenas os estudantes com a agenda poderiam entrar na sala.

Familiares relataram que os alunos foram proibidos de assistir aos dois primeiros horários de aula. Um dos pais, afirmou que um responsável pela escola teria dito que os estudantes ficariam marchando até o meio-dia para “virar gente”. O caso gerou revolta entre os responsáveis, que questionam a legalidade da exigência e ressaltaram as dificuldades financeiras de muitas famílias.

O conselheiro tutelar Rondinely Barbosa afirmou que, até o momento, nenhuma denúncia formal havia sido registrada no Conselho Tutelar. Ele ressaltou, no entanto, que a situação pode ter causado constrangimento e colocado os adolescentes em situação vexatória.

Em nota, o Comando de Ensino da Polícia Militar negou que os alunos tenham sido impedidos de assistir às aulas por falta da agenda. A instituição afirmou que a participação dos estudantes nas atividades educacionais é prioridade e que qualquer situação que comprometa esse direito será corrigida. “Reafirmamos nosso compromisso com a educação e estamos à disposição para esclarecimentos”, diz a nota.

Nota Comando de Ensino da Polícia Militar

O Comando de Ensino da Polícia Militar esclarece que nenhum aluno do CEPMG Jardim Guanabara foi impedido de assistir às aulas por falta da agenda escolar. Garantimos que a participação dos alunos nas atividades educacionais é prioridade, e qualquer situação que comprometa esse direito será corrigida.

Quanto à obrigatoriedade da agenda escolar nos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs), informamos que está prevista no Regimento Escolar, sendo um dos meios de comunicação oficial da escola com os responsáveis, e é subsidiada pelas Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs), que fornecem a agenda de forma gratuita aos alunos que não podem adquiri-la. Reafirmamos que, conforme determinação do Governo de Goiás sobre gratuidade, está em estudo a disponibilidade desse material de forma digital para o próximo ano.

Afirmamos também que será instaurado um procedimento apuratório para que possamos manter a transparência de nossas ações e sanar quaisquer dúvidas que permaneçam.

Reafirmamos nosso compromisso com a educação e estamos à disposição para esclarecimentos.