TESTAGEM

Anápolis passa a ter só dois postos de testagem gratuita contra covid

A partir de quarta-feira (19), Anápolis só terá dois pontos de testagem gratuita de pacientes…

Local já foi utilizado anteriormente para vacinação contra a covid-19. (Foto: Reprodução)

A partir de quarta-feira (19), Anápolis só terá dois pontos de testagem gratuita de pacientes com suspeita de covid-19: um do estado, outro da prefeitura. A estrutura da administração municipal vai funcionar no Ginásio Internacional Newton de Faria. Serão atendidas pessoas com sintomas gripais.

Além da rede municipal, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) instalou um novo ponto de testagem de covid-19 em Anápolis: no Hospital Estadual Henrique Santillo (Heana). Os exames serão feitos todos os dias da semana, das 8h às 17h.

A diferença é que o Heana vai fazer exames em pessoas assintomáticas. A pasta tinha informado na segunda (17) que o teste seria para qualquer pessoa, mas nesta terça-feira (18) informou o novo público alvo.  No ginásio, a prefeitura só vai testar os sintomáticos.

Para realizar o teste a entrada acontece pelo estacionamento na rua lateral do Hospital, localizado na avenida Brasil Norte. Caso o resultado seja positivo o cidadão passará ainda por uma consulta para orientações.

Organizar o atendimento

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa), o objetivo é melhorar o fluxo de atendimento na rede de saúde. A pasta informou ainda que o sistema tem sido muito procurado devido ao aumento de casos de covid por conta da variante Ômicron.

O esquema de testagem vai funcionar das 10h às 22h, inclusive aos finais de semana. Durante 30 dias, os anapolinos que forem testados e o resultado positivo será encaminhado para uma unidade referência no tratamento da doença.

A prefeitura já informou que uma das medidas para tratar pacientes com sintomas de síndrome respiratória é a testagem em massa.

Em entrevista ao Mais Anápolis, a diretora em vigilância em saúde, Mirlene Garcia, informou que as pessoas que apresentam quadro gripal, a prioridade no município seria descartar a covid-19 por meio de testagem.