COVID-19

Aparecida de Goiânia inicia vacinação de dose de reforço com Janssen

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia iniciou nesta sexta-feira (10) a vacinação com…

Vacinação de Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia inicia vacinação de dose de reforço com Janssen(Foto: Aparecida de Goiânia - Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia iniciou nesta sexta-feira (10) a vacinação com a vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Janssen. Ao todo o município recebeu nesta leva 6,3 mil doses, que serão aplicadas reforço vacinal de quem recebeu a primeira dose do imunizante há 5 meses ou mais.

Os interessados poderão receber o reforço da Janssen no drive-thru da Cidade Administrativa e na Central de Imunização. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 12h. Basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

A imunização com a Janssen era de dose única, mas em novembro deste ano o Ministério da Saúde passou a recomendar a aplicação de uma dose de reforço, do mesmo imunizante, até seis meses após a primeira aplicação.

“A orientação é baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo da imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina”, reforça a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Ela lembra que a aplicação da dose de reforço em quem recebeu imunizantes de outros laboratórios já está ocorrendo no município. “Qualquer pessoa que tenha recebido a segunda dose da Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca há cinco meses pode receber a dose de reforço. Agora, além disso, quem tomou a dose única da Janssen também poderá receber, porém, em intervalo diferente: seis meses”.

Em junho deste ano, Aparecida recebeu o primeiro lote de vacinas desse fabricante. Até o momento, 16.710 pessoas foram imunizadas com a Janssen na cidade.

Veja onde tomar vacina em Aparecida de Goiânia

Além do reforço, a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 continua normalmente em Aparecida. O serviço está disponível em 38 salas de imunização sem necessidade de agendamento prévio.

Ao todo, 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) oferecem a vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. São elas: UBS Andrade Reis; UBS Bairro Cardoso; UBS Bairro Ilda; UBS Bairro Independência; UBS Bandeirantes; UBS Buriti Sereno; UBS Campos Elíseos; UBS Cândido de Queiroz; UBS Caraíbas; UBS Chácara São Pedro; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Expansul; UBS Independência Mansões; UBS Jardim Bela Vista; UBS Jardim Boa Esperança; UBS Jardim dos Buritis; UBS Jardim dos Ipês; UBS Jardim Florença; UBS Jardim Olímpico; UBS Jardim Paraíso; UBS Jardim Tiradentes; UBS Madre Germana; UBS Nova Olinda; UBS Papillon Park; UBS Parque Trindade; UBS Pontal Sul II; UBS Residencial Anhambi; UBS Residencial Garavelo Park; UBS Retiro do Bosque; UBS Riviera; UBS Rosa dos Ventos; UBS Santa Luzia; UBS Santo André; e UBS Veiga JardimUBS.

Além da Central de Imunização e do drive-thru da Cidade Administrativa, que funcionam de segunda a sexta, das 8 às 18h, e aos sábado, das 8 às 12h.

Primeira e segunda dose

Em Aparecida, qualquer pessoa acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a Covid mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Para receber a segunda dose basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação, seguidos pela Secretaria de Saúde: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.