Mobilidade

Cadastro do Passe Livre Estudantil começa nesta segunda-feira (15)

As inscrições para o Programa Passe Livre Estudantil começam na próxima segunda-feira (15). O prazo…

As inscrições para o Programa Passe Livre Estudantil começam na próxima segunda-feira (15). O prazo também é para os alunos que vão recadastrar o benefício. Os estudantes interessados deverão se cadastrar até o dia 10 de março no site da Superintendência da Juventude. Este ano a novidade é o crédito adicional, que poderá ser solicitado no ato do cadastro ou recadastro.

Segundo o Superintendente da Juventude, Leonardo Felipe, este ano os alunos de Goiânia poderão se recadastrar de forma mais simplificada do que no ano passado. “Ano passado os alunos tinham que ir ao Vapt Vupt, mas neste ano todo o procedimento é online, tudo feito pela internet. Só é necessário ir ao Vapt Vupt aquele aluno que está fazendo o cadastro pela primeira vez para retirar o cartão”, afirmou.

Diferente de Goiânia, os alunos de Anápolis e Rio Verde terão que fazer o cadastro presencial. Esses alunos deverão comparecer nas empresas de transporte da cidade para iniciar o cadastro e finalizar em uma das unidades do Vapt Vupt. De acordo com Leonardo Felipe, mais duas cidades serão beneficiadas a partir deste ano. “As cidades de Catalão e Jataí serão as próximas cidades beneficiadas. Estamos em processo licitatório para a contratação dos prestadores de serviço”, afirma.

Atualmente, 102.218 mil alunos são beneficiados pelo Programa Passe Livre Estudantil em Goiânia e Região Metropolitana, além das cidades de Anápolis e Rio Verde, que foi beneficiada pelo programa em 2017.

Reclamações

No ano passado muitos estudantes reclamaram por conta da demora do pagamento do benefício. Outras reclamações foram sobre os valores que muitas vezes não batiam com o acordado pela Secretaria da Juventude.

Em entrevista coletiva, Leonardo Felipe reforçou que o pagamento do benefício é no décimo dia útil de cada mês, e não necessariamente no dia 10. Ele disse ainda que os créditos não são acumulativos e que os alunos recebem apenas a quantidade que utilizaram no mês anterior. “Se disponibilizamos 48 passagens para o aluno e ele só gasta 8, no mês seguinte ele receberá apenas 8 passagens no seu cartão porque ele já tem 40 do mês passado”, afirma.

Novidade

A partir deste ano os alunos poderão solicitar créditos adicionais na carteirinha através de um formulário que será disponibilizado no site da Superintendência e Juventude: www.juventude.go.gov.br. A solicitação será analisada e, posteriormente, se aceita, o aluno ganhará o crédito adicional.

O superintendente da Juventude, Leonardo Felipe, disse que o crédito adicional será disponibilizado para alunos que necessitam em casos excepcionais. “Poderão solicitar o crédito adicional aquele alunos que pegam mais disciplinas na grade ou que estudam em dois períodos, alunos que fazem dois cursos, e alunos que fazem estágio obrigatório.”, comentou.