Meio ambiente

Caiado exalta preservação do Rio Araguaia no encerramento da Caminhada Ecológica

Sol escaldante com temperatura quase batendo os 35 graus. Pés e corpos fatigados, suor escorrendo…

Sol escaldante com temperatura quase batendo os 35 graus. Pés e corpos fatigados, suor escorrendo pela face. Os desafios eram vários, mas a cada passo era possível sentir a vibração da expectativa pelo encontro com as águas refrescantes do Rio Araguaia. Essas foram sensações experimentadas pelo grupo de atletas da Caminhada Ecológica 2019, que desta vez tiveram um apoio ilustre nos quilômetros derradeiros da jornada: o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado.

Caiado e Gracinha se juntaram aos 29 andarilhos, sendo 25 homens e quatro mulheres, para finalizar o trecho de cerca de oito quilômetros entre o trevo de Aruanã, passando pela avenida central, até o porto da cidade. “Foram só os últimos quilômetros, mas valeu a emoção”, comentou Caiado.

(Foto: Divulgação)

João Batista Pereira de Souza esteve em 26 das 28 edições realizadas. Natural da cidade que é destino do grupo, ele foi o atleta escolhido para representar a turma na solenidade de hasteamento da bandeira no trevo de Aruanã. “Desta vez foi diferente. A alegria é a mesma de sempre, mas este ano perdi meu pai uma semana antes da caminhada. De vez em quando, dava aquela vontade de chorar, mas o trabalho que venho fazendo há muitos anos com o meio ambiente me deu forças. Passamos pelo Meia Ponte, por exemplo; ele está pedindo socorro. De lá, temos vindo passo a passo a passo”, contou.

(Foto: Cristian Ark)

Dando continuidade à tradição, os atletas percorreram 310 quilômetros e passaram por onze cidades, saindo oficialmente de Trindade, onde foi celebrada uma missa para abençoar os participantes. De lá, o trajeto passou por Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, Araguapaz, até chegar a Aruanã, dentro do prazo previsto, onde foram aplaudidos por milhares de turistas, familiares e autoridades.

Nesta edição, o tema foi “Pelo Cerrado Somos Resistência”. Foram em média 60 quilômetros caminhados por dia, orientando as comunidades sobre hábitos saudáveis e proteção à natureza.

Depois de muita festa nas margens, foi a vez de atravessar o rio de barco e seguir até a Praia do Cavalo, para prestigiar o encerramento oficial da Arena Record, que ao longo da temporada promoveu shows, entretenimento e bem-estar voltados para a população local e turistas, além transmissão de parte de sua programação direto do Araguaia. A.

(Foto: Cristian Ark)

No palco da festa, Caiado destacou a inovação e ousadia da iniciativa que impulsionou a divulgação do Rio Araguaia nacionalmente. O governador também voltou a pedir consciência e atenção ao meio ambiente.

(Foto: Cristian Ark)

O diretor-executivo da Record Goiás, Marcos Silva, disse que a sensação é de dever cumprido e que acredita que o evento ficará marcado no calendário do Estado. “Também agradeço muito o carinho do governador Caiado e sua esposa Gracinha conosco. Fico verdadeiramente envaidecido de poder chamá-los de amigos”, declarou.