SEM FOLIA

Cidade de Goiás suspende carnaval de 2022 e exige ‘toque de recolher’ em novo decreto

A prefeitura da Cidade de Goiás divulgou, nesta quinta-feira (27), um novo decreto que suspende…

Cidade de Goiás
Cidade de Goiás (Foto: Reprodução - Prefeitura da Cidade de Goiás)

A prefeitura da Cidade de Goiás divulgou, nesta quinta-feira (27), um novo decreto que suspende as celebrações de carnaval em 2022. Além disso, o documento exige um “toque de recolher”, que proíbe a circulação de pessoas em locais públicos entre 1h e 6h. As novas medidas foram estabelecidas após o aumento dos casos de Covid-19 e das três mortes ocasionadas pela doença nos primeiros dias do ano.

O documento assinado pelo prefeito Aderson Gouvea (PT) fica em vigor até próximo dia 9 de fevereiro. Entre as outras restrições estão a suspensão das visitas a pacientes internados com a Covid-19, eventos públicos e privados de qualquer natureza, o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos entre 1h e 6h, a utilização de som mecânico e automotivo, ensaios e quaisquer atividades relacionadas ao carnaval.

O funcionamento de bares e restaurantes também está proibido entre 1h e 6h, com exceção dos estabelecimentos que funcionam em postos de combustíveis. Nestes casos, as lojas estão proibidas de comercializar bebidas alcoólicas entre 1h e 6h e atender em modelo drive thru.

Ainda segundo o novo decreto, durante as atividades econômicas e não econômicas continua proibida a presença e circulação de pessoas sem máscara. Além disso, os estabelecimentos devem intensificar a limpeza de superfícies e oferecer dispensadores com álcool 70%.

O descumprimento das medidas pode gerar multa de R$ 3,3 mil, podendo chegar a R$ 4.950 em caso de reincidência, e até o fechamento dos estabelecimentos comerciais por até 180 dias ou pelo tempo de duração da situação de emergência na cidade. Quem for pego sem máscara poderá ser autuado e multado em 110 reais.

Como medida de controle e mapeamento dos casos positivos, principalmente de assintomáticos. A Secretaria Municipal de Saúde realiza diariamente uma média de 600 testes para diagnóstico da Covid-19. Os exames são realizados na UBS Dona Luia, até a próxima sexta-feira (28), das 8h às 16h.