previsão

Cidade de Goiás tem previsão de chuva intensa para esta quinta-feira (22); Rio Vermelho pode transbordar

Cimehgo emitiu alerta; confira

Cidade de Goiás tem previsão de chuva intensa para esta quinta-feira (22) Cimehgo da Semad emitiu alerta; confira
Foto: Reprodução

A Cidade de Goiás tem alerta de chuva intensa para a próxima quinta-feira (22), de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). As fortes chuvas que ocorrem desde a noite de segunda-feira (19) no município resultaram no aumento do nível do Rio Vermelho, que ameaça transbordar e tomar as ruas da cidade. Imagens mostram a cheia das águas.

Para esta quarta-feira (21) o Cimehgo emitiu um alerta sobre as chuvas na Cidade de Goiás.

Alerta para a Cidade de Goiás

Entrada da cidade: precipitação registrada no dia 21/2: 67,0mm com o nível do rio Vermelho em 1,74 metros com precipitação acumulada em 24h de 158,2mm.

Saída da cidade: precipitação registrada no dia 21/2: 62,0mm com o nível do rio Vermelho em 3,51 metros com precipitação acumulada em 24h de 192,0mm.

Rio Vermelho

Em decorrência das chuvas que ocorrem desde a noite de segunda-feira (19), na cidade de Goiás, a assessoria da administração municipal informou que o prefeito Anderson Gouvêa (PT) pediu para evacuar a prefeitura.

Pacientes do Hospital São Pedro, localizado às margens do Rio Vermelho, precisaram ser transferidos da unidade em razão da cheia do rio. A transferência ocorreu na noite de terça-feira (20), de maneira preventiva.

As pessoas que estavam na unidade de saúde foram levadas para hospitais em cidades, como Goiânia, Itaberaí, Nerópolis e São Luís dos Montes Belos.

Em conversa com o Mais Goiás nesta quarta, o prefeito Anderson Gouvêa disse que foi criado um grupo de trabalho formado por Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Polícia Militar e Saúde. “Estamos monitorando o movimento das chuvas. No momento está sob controle, o Rio Vermelho baixou o nível e as chuvas recuaram também”, disse.

“Medidas são tomadas no sentido de manter à população em alerta. As ruas nas imediações estão sendo monitoradas e fechadas e estamos trabalhando a comunicação das pessoas via meios de comunicação, como rádios e sites”, acrescentou.

Previsão para outras cidades

Confirme expõe dados divulgados pelo Cimehgo, outras cidades com risco potencial para a ocorrência de chuvas intensas nesta quinta-feira serão:

Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alto Horizonte, Alto Paraíso de Goiás, Amaralina, Anhanguera, Bonópolis, Campinaçu, Campinorte, Campo Alegre de Goiás, Campos Belos, Campos Verdes, Catalão, Cavalcante, Cocalzinho de Goiás, Colinas do Sul, Corumbá de Goiás, Cristalina, Crixás, Cumari, Davinópolis, Divinópolis de Goiás, Estrela do Norte, Formoso, Goiandira, Goianésia, Guarani de Goiás, Guarinos, Ipameri, Mara Rosa, Minaçu, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Mundo Novo, Mutunópolis, Niquelândia, Nova Crixás, Nova Iguaçu de Goiás, Nova Roma, Novo Planalto, Ouvidor, Padre Bernardo, Pilar de Goiás, Porangatu, Santa Tereza de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Domingos, São João d’Aliança, São Miguel do Araguaia, Teresina de Goiás, Três Ranchos, Trombas, Uirapuru, Uruaçu, Vila Propício, São Luíz do Norte e Goiânia.

O centro de informações meteorológicas ainda alerta para o risco potencial para chuvas intensas de (20 a 40 mm/h ou 70 mm/dia), que podem vir acompanhadas de rajadas de vento (acima de 60 km/h) e raios com destaque para região centro norte do Estado.