MEIO AMBIENTE

Córrego Capim Puba passa por limpeza até sexta (17), em Goiânia

O leito e as margens do córrego Capim Puba, localizado no Setor dos Funcionários, passa…

O leito e as margens do córrego Capim Puba, localizado no Setor dos Funcionários, passa por uma limpeza que se inicia nesta quarta-feira (15) e segue até sexta-feira (17), na capital. Equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) retiram entulhos e galhos dos leitos, além de fazer a roçagem e poda do mato. Os córregos Botafogo, no setor Pedro Ludovico, e Cascavel, no Jardim América, também passaram por limpeza nesta semana.

A intenção, segundo a Prefeitura de Goiânia, é para melhorar o fluxo de água e, assim, prevenir a proliferação de doenças e evitar possíveis alagamentos. Cerca de 30 servidores estão no local para realizar a limpeza.

De acordo com a Comurg, nos últimos 20 dias, as equipes limparam mais de 300 mil metros quadrados de leito dos mananciais, além de trechos urbanos dos córregos Taquaral, Anicuns, Água Branca e a lagoa do Setor Jaó.

Córrego Capim Puba passa por limpeza até sexta (17), em Goiânia (Foto: divulgação/Prefeitura de Goiânia)

A maioria dos resíduos retirados  são objetos descartados de forma irregular pela própria população, como móveis, madeira, plásticos e pneus. Após a coleta, os resíduos receberão destinação correta no Aterro Sanitário.

Vale ressaltar que, além de poluir o solo, jogar entulhos em áreas ambientais é proibido conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº9.605/1998). Quem for flagrado estará sujeito a multas.

A Comurg disponibiliza quatro ecopontos para o descarte correto de entulhos, recicláveis, óleo de cozinha e demais resíduos, além do serviço gratuito do Cata-Treco. Para solicitar o serviço e conferir os endereços, basta acessar o aplicativo Prefeitura 24h – disponível nas lojas de aplicativo Play e App Store -, WhatsApp (62) 98596-8555 ou teleatendimento (62) 3524-8555.

LEIA MAIS

Bombeiros resgatam cachorro que caiu no Córrego Botafogo em Goiânia

Fiscalização desativa lava-jato que descartava resíduos em córrego, em Goiânia

Obras de construção de ponte sobre córrego Cascavel, em Goiânia, devem ter início em agosto

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Francisco Costa