VACINA GOIÁS

Governo lança sistema de agendamento para vacina contra covid-19 em Goiás

Cidadãos de Goiás têm, a partir desta segunda-feira (8), mais uma ferramenta de pré-cadastro e…

Foto: Jucimar de Sousa

Cidadãos de Goiás têm, a partir desta segunda-feira (8), mais uma ferramenta de pré-cadastro e agendamento da vacinação contra covid-19. Batizado de Vacina Goiás, o sistema pretende evitar aglomerações em postos de saúde e conceder informações sobre o processo de imunização.

O cadastro, segundo o governo do estado, não é obrigatório, mas facilitará o acesso do cadastrado a informações sobre a aplicação e local disponível para que a pessoa compareça para vacinação. A ferramenta foi desenvolvida por meio das Secretarias de Estado da Saúde (SES-GO) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e pode ser acessada pelo endereço http://www.go.gov.br/vacinagoias.

Conforme expõe o governo de Goiás, quem não tiver acesso à internet ou domínio da tecnologia, mas pertencer aos grupos prioritários elegíveis para imunização nesta etapa, deve procurar uma sala de vacina, garantindo a proteção contra o coronavírus.

Todos os 246 municípios podem participar, mas antes precisam aderir ao sistema gratuito. Vale destacar que terão prioridade, inicialmente, idosos de 90 anos acima e depois 85 anos acima.

Como se cadastrar

O agendamento é 100% digital. O indivíduo deve acessar o site e, se ainda não tiver o login do Governo Federal, deverá criá-lo clicando em “Entrar com gov.br” e, logo em seguida, em “Crie sua conta gov.br”. Existem seis opções de cadastro e o cidadão poderá escolher qualquer uma delas.

Se a pessoa optar, por exemplo, se cadastrar pelo número do CPF, deverá selecionar esta opção para que uma nova página seja aberta para completar os espaços com os dados cadastrais. Em seguida, é preciso validar as informações respondendo três perguntas que estão na tela. Depois é só ativar o cadastro.

Para a ativação, a pessoa vai receber um código por mensagem de celular ou por e-mail. É necessário inserir os números recebidos e, por fim, cadastrar uma senha. Ao terminar, o usuário será direcionado para a página de pré-cadastro e, se pertencer ao grupo prioritário da vez, poderá agendar a vacinação.