Jovem descobre que irmão acumulou 12 passagens criminais usando sua identidade
Ederson Dias, de São João D’Aliança, diz que passou a enfrentar dificuldades para conseguir emprego; polícia tenta confirmar identidade de suspeito detido por furto de cabos
Ir direto pra matéria
O que começou como uma dificuldade para conseguir emprego levou um jovem de 24 anos, morador de São João D’Aliança, no Entorno da Chapada dos Veadeiros, a descobrir que poderia estar pagando por crimes que nunca cometeu. Ederson Dias afirma que o próprio irmão usou seus documentos e dados pessoais em prisões e acabou deixando 12 registros de passagens criminais vinculados ao nome dele.
A descoberta veio depois de uma ligação recebida pela família. Um advogado procurou os parentes para informar sobre a detenção de um homem. Ederson recebeu um vídeo do depoimento do preso à polícia e reconheceu imediatamente quem aparecia nas imagens: era seu irmão, Welson Dias.
LEIA MAIS
- 27 anos foragido: condenado por homicídio é preso com identidade falsa em Cristalina
- Homem é preso com diplomas falsos ‘à pronta entrega’ em Goiânia
- Polícia prende homem que usava nome falso e que bateu na filha de 1 mês, em Planaltina
Segundo Ederson, os dois não mantêm contato há muito tempo. Ainda assim, conforme relatou, Welson teria informado o nome do irmão em diferentes abordagens e prisões, fazendo com que os registros policiais fossem associados a Ederson.
A situação veio à tona justamente quando Ederson começou a perceber que havia algo errado em sua vida profissional. Ele participava de processos seletivos, avançava nas etapas, mas acabava não sendo contratado. Com a descoberta dos registros criminais associados ao seu nome, passou a suspeitar que a situação poderia estar relacionada à utilização indevida de sua identidade.
Prisão no DF
O caso mais recente ocorreu no Distrito Federal. O homem detido foi flagrado pela polícia suspeito de furtar cabos de energia na região do Lago Paranoá, em Brasília. Durante o procedimento policial, ele teria apresentado os dados de Ederson.
O suspeito foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda. Agora, uma perícia tenta esclarecer oficialmente se o homem preso é, de fato, Welson Dias ou se os registros estão relacionados a Ederson.
A confirmação é necessária porque, até o momento, a identidade utilizada pelo preso consta nos registros policiais como sendo a de Ederson.
A Polícia Civil do Distrito Federal informou que investiga os furtos de cabos de internet na região do Paranoá. A corporação também afirmou que não encontrou, até o momento, registro em seus sistemas de uma comunicação formal feita por Ederson sobre o suposto uso de sua identidade pelo irmão.