Reunião

MPGO pede cronograma de convocação de aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Educação

Um levantamento atualizado do déficit de servidores administrativos e de profissionais da educação da Secretaria…

Um levantamento atualizado do déficit de servidores administrativos e de profissionais da educação da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) deve ser apresentado até o dia 28 de abril ao Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). Além disso, a secretaria também deve informar a quantidade de contratações temporárias atuais e apresentar um cronograma de convocação dos aprovados em concurso público já homologado.

Os documentos foram solicitados em uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (29) na sede do Ministério Público com representantes da SME e com as promotoras de Justiça Fabiana Zamalloa, titular da 90ª Promotoria de Justiça de Goiânia, e Liana Antunes Vieira Tormin, do Centro de Apoio Operacional da Educação.

Pela prefeitura, estiveram presentes na reunião o secretário de Educação, Marcelo Ferreira da Costa, e sua equipe, além do secretário de Administração, Rodrigo Silveira Melo, que pediu prazo para um levantamento técnico que servirá para embasar a elaboração de um cronograma de convocação.

Na oportunidade, o secretario apresentou uma proposta para suprir os afastamentos de profissionais de educação para exercício dos cargos de diretor, coordenador e similares. Está aberto no MPGO um inquérito sobre o excesso de contratações temporárias em detrimento do preenchimento de cargos efetivos na Educação municipal.

De acordo com as promotoras, é urgente que a secretaria realiza as adequações do quadro aos termos da lei, especialmente em relação ao excesso de temporários, sendo imprescindível também o preenchimento do déficit de servidores.