Segurança Pública

MPGO recomenda a realização de concurso da Polícia Civil

Atualizada às 13h44 O Ministério Público do Estado de Goiás, por meio promotor de Justiça…

Atualizada às 13h44

O Ministério Público do Estado de Goiás, por meio promotor de Justiça Fernando Krebs, recomendou para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) que solicite à Secretária de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) a realização de um concurso da Polícia Civil para os cargos de delegado, agente e escrivão. O certame deve ser concluído em 180 dias para que todas as delegacias em cidades-sede de comarca tenham um delegado, um escrivão e dois agentes para atendimento da população

Fernando também orienta que seja providenciado o remanejamento de pessoal da Polícia Civil para que o quadro de funcionários de todas as delegacias fique com pelo menos um agente de polícia ou um escrivão para atendimento à disposição da população. Esse procedimento evita que esses cargos sejam ocupados por comissionados ou cedidos por prefeituras. O prazo para o cumprimento desses itens é de 60 dias.

No documento, o promotor alega que o efetivo da Polícia Civil não acompanhou o crescimento populacional do Estado nos últimos 30 anos. A quantidade de cargos vagos no órgão é de 50% e pelo menos 30% dos candidatos aprovados no concurso realizado em 2013 não integram mais o quadro funcional.

Krebs também observa que 43 cidades sedes de comarca não têm presença de delegado e nove delas não contam com equipe completa. No total de cidades goianas, esse número sobre para 162 sem delegado, ou seja 66% dos municípios, e 42% delas não têm equipe completa.

O Mais Goiás entrou em contato com a SSP, que por meio de nota, informou que foi autorizado pelo governo de Goiás, em outubro do ano passado, um novo concurso para provimento de vagas na PC, totalizando 100 para delegado e 550 agentes e escrivães. Também entramos em contato com a Segplan que, por meio de nota, alegou não ter sido acionada e que só se pronunciará após estar ciente de toda a recomendação.