ENTORNO

Novo Hospital de Campanha será instalado em Luziânia

Um novo Hospital de Campanha (HCamp) será instalado no entorno de Brasília. Desta vez, a…

Pai e filho morrem com intervalo de 9h no Hospital de Luziânia
Pai e filho morrem com intervalo de 9h no Hospital de Luziânia

Um novo Hospital de Campanha (HCamp) será instalado no entorno de Brasília. Desta vez, a cidade escolhida foi Luziânia e a unidade irá funcionar no Hospital Regional da cidade. A decisão foi publicada em um despacho no Diário Oficial, assinado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), nesta terça-feira (5)

De acordo com o despacho, uma parceria emergencial será feita com uma Organização Social (OS) para a gestão da unidade. O custo estimado é de R$ 21 milhões. O texto ressalta, ainda, que o novo HCamp será utilizado para atender à demanda da região nordeste do estado.

O Hospital Regional de Luiziânia era gerido pela prefeitura, mas ele foi doado para o governo do Estado no início do mês de abril. A prefeita da cidade, Professora Edna Aparecida (Podemos), afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais, que o município não tem condições de manter a unidade.

“Como muitos já vem acompanhando há algum tempo, a prefeitura nesse instante não possui recursos financeiros para poder manter [o hospital]. Após reuniões diversas com o governo do estado, secretários de saúde, vereadores e a comunidade, chegamos ao consenso que deveríamos sim fazer essa doação”, disse a prefeita.

O Mais Goiás tentou contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em busca de informações sobre o prazo previsto para funcionamento do hospital, bem como sobre a quantidade de leitos disponíveis. Entretanto, até o fechamento da matéria, às 18h44, não houve retorno.