FURA FILA

Secretário e veterinários de Orizona são suspeitos de furar fila da vacina

Uma suposta irregularidade na vacinação contra Covid-19 no município de Orizona chamou a atenção do…

(Foto: Jucimar Sousa/Mais Goiás)

Uma suposta irregularidade na vacinação contra Covid-19 no município de Orizona chamou a atenção do Ministério Público de Goiás (MP-GO). A suspeita é que o secretário municipal de saúde, agentes políticos e médicos veterinários tenham sido vacinados durante a campanha

De acordo com o promotor responsável pelo caso, Lucas Cesar Costa Pereira, a prefeitura divulgou uma lista com o nome das pessoas imunizadas na cidade. Entre os nomes estava o de Renato Vieira da Cunha, secretário de saúde. O promotor afirma que a imunização dessas pessoas contraria as diretrizes do Ministério da Saúde (MS).

“Pelo conhecimento que nós temos, até pelo alerta que foi emitido pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira [8], [deve ser vacinado] apenas o grupo prioritário dos trabalhadores de saúde, que são tão somente aqueles que, de fato, estão na linha de frente, e não essas pessoas que atuam administrativamente”

Ainda de acordo com o MP-GO, foram necessários fazer dois pedidos para que a prefeitura disponibilizasse a lista de imunizados. Agora, o órgão pretende verificar os nomes para tentar identificar as irregularidades.

“Não houve irregularidade”

Em entrevista ao G1, Renato afirmou que seguiu todas as recomendações e critérios do MS para aplicar as doses, inclusive no próprio caso dele. “Eles falam que as doses são para os trabalhadores da saúde, e não profissionais da saúde. Profissional eu realmente não sou. Mas trabalhador da saúde eu sou. Se o secretário de Saúde não é, ninguém mais é”, pontuou.

O secretário afirmou também que os médicos veterinários constam na lista do ministério como profissionais de saúde. Além disso, eles só foram vacinados depois que todos os trabalhadores da linha de frente da saúde da rede pública e privada e que os idosos que moram em abrigos receberam suas doses.

Com informações de G1