EDUCAÇÃO

Universitários criam mural com frases para motivar alunos de Goiânia antes do Enem

Um grupo de universitários e ex-universitários investiu em uma bela iniciativa para ajudar os candidatos…

Um grupo de universitários e ex-universitários investiu em uma bela iniciativa para ajudar os candidatos que fazem o Enem em Goiânia, nesse domingo: criaram um mural com frases motivacionais na Praça Universitária. Cada aluno passa e pega a sua. São mensagens do tipo “não queira ser incrível como os outros. Você já é incrível pelo que você é”.

“Eles às vezes ficam muito ansiosos. Por isso trouxemos os posts-it motivacionais para o estudante pegar uma frase para ele e se motivar”, diz ao Mais Goiás Juliana Cassimiro, coordenadora do projeto. “É um momento e um local em que a pessoa pode desabafar e deixar toda a energia negativa”.

Além dos post-its, os integrantes desse grupo também levaram para praça Universitária itens que são imprescindíveis para prova, mas que o aluno pode ter deixado para trás. “Trouxemos também, para os que esqueceram, kit com caneta, garrafinhas de água, balinhas, chocolates. É um esforço nosso para ajudá-los a fazer uma prova melhor”.

Juliana Cassimiro, coordenadora do projeto (Foto: Jucimar de Sousa)

Juliana Cassimiro, coordenadora do projeto (Foto: Jucimar de Sousa)

 

Os portões se fecharam às 13h. O caderno de provas será distribuído às 13h30 e o exame vai até 19 horas nesse domingo.

O número de inscritos em Goiás nesse ano é 38% menor do que o registrado em 2020, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Do total de inscritos no estado, são 78.834 mulheres e 50.208 homens. Os alunos até 18 representam 80 mil dos cadastrados para o exame. Já os que têm acima de 60 anos somam 141 candidatos. O segundo dia de provas acontece no próximo domingo (dia 28), das 13h30 às 19h, com questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Os indícios de interferência do governo Bolsonaro no conteúdo das questões e o pedido de demissão coletiva de técnicos do Inep na véspera gera forte expectativa em torno do Enem. Especialistas em educação temem que o eventual revisionismo histórico promovido por aliados do presidente cause prejuízo à avaliação dos alunos.

Enem: itens obrigatórios e os proibidos

Os fiscais contratados pelo Inep foram instruídos a exigir o uso de máscara no ambiente de provas. Recomenda-se aos estudantes que levem garrafa de água, um lanche prático, álcool em gel e máscara reserva para eventual troca durante a tarde. Além da versão impressa, o exame será aplicado de forma virtual para 3,1 milhão de candidatos.

Movimentação de estudantes que vão fazer o Enem na Praça Universitária, em Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Movimentação de estudantes que iam fazer o Enem na Praça Universitária, em Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

É imprescindível que o estudante leve caneta esferográfica de tinta preta, frabricada em material transparente; documento de identificação original e com foto (RG, CNH ou passaporte, por exemplo); e o cartão de inscrição. São proibidos bonés, gorros, órculos escuros, caneta azul, lápis, borracha, telefones celulares, tablets e relógios inteligentes. Esses itens terão que ser guardados em um envelope até o fim da prova.