Violência

Vereadores propõem ações de segurança em terminais de ônibus

Os vereadores Romário Policarpo (PTC) e Anselmo Pereira (PSDB) propuseram nesta quarta-feira (7) ações de…

Os vereadores Romário Policarpo (PTC) e Anselmo Pereira (PSDB) propuseram nesta quarta-feira (7) ações de segurança em terminais de ônibus da capital. O assunto veio a tona após dois adolescentes serem esfaqueados dentro de ônibus do Eixo Anhanguera nesta segunda-feira (5), em Goiânia.

O Projeto de Lei, apresentado por Policarpo, propõe a instalação obrigatória de detectores de metais nos terminais de ônibus de Goiânia, mantidos e administrados pela companhia metropolitana de transporte coletivo (CMTC) e a Metrobus. Já no terminais onde o usuário desce de um ônibus e já embarca em um outro veículo, fica obrigatória também a instalação de detectores de metais.

Segundo o vereador do PTC, a medida visa coibir o embarque de passageiro portando qualquer tipo de arma, bem como daquele que se recuse a passar pelo detector de metais. O passageiro que portar arma com a devida autorização legal poderá seguir viagem portando o instrumento. Romário explicou ainda que caberá a prefeitura regulamentar a exigências e que as despesas para o cumprimento da lei ficarão por conta das concessionárias dos terminais de ônibus do município de Goiânia.

Já o vereador do PSDB, defendeu a criação do Batalhão Militar de Proteção dos Terminais do Transporte Coletivo de Goiânia como forma de reduzir a violência. Anselmo lembrou que essa iniciativa faz parte das medidas constantes do relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Transporte Coletivo da Capital concluída no ano passado, da qual ele foi relator.

Com isso, os vereadores aprovaram uma Comissão Especial Temporária, com prazo de atuação até dezembro de 2020, para fiscalizar e acompanhar o cumprimento pelos órgãos públicos, concessionários e agentes responsáveis do sistema de transporte coletivo o que for deliberado pela CEI do Transporte da capital. Fazem parte dessa Comissão Temporária os vereadores Clécio Alves (MDB), Juarez Lopes (PRTB), Sargento Novandir (PTN), Paulo Daher (DEM), CGM Romário Policarpo (PTC), e Vinícius Cirqueira (Pros).

*Juliana França é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo