TECNOLOGIA

Aplicativo gratuito pode mapear museus de Goiânia e Aparecida; veja como acessar

App pretende facilitar o acesso cultural nas cidades goianas

Aplicativo mapeia museus de Goiânia e Aparecida (Foto: reprodução / ilustração)
Aplicativo mapeia museus de Goiânia e Aparecida (Foto: reprodução / ilustração)

O aplicativo inédito e gratuito “Fala Sério, aqui tem museu!” chegou para promover e facilitar o acesso democrático aos museus de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Criada em 2015, atualizada em 2020 e relançada em 2023, a iniciativa tecnológica pertence à museóloga Bárbara Freire, diretora da Calíope Projetos e Ações Patrimoniais.

De acordo com a idealizadora do aplicativo, o instrumento é voltado principalmente para o público infanto-juvenil, famílias e escolas. “A intenção é que as pessoas não sejam apenas visitantes esporádicos das instituições culturais, e sim frequentadores e atores ativos”, ressalta.

Segundo Bárbara, os usuários podem acessar nove plataformas diferentes dentro do app, que incluem uma interface dos Museus em Goiás, um Google Maps dos museus, um Passaporte Especial de Viajante da Cultura (mapa das instituições culturais e patrimônios culturais locais direcionado às crianças), Museus Virtuais, Exposições Digitais, Apps de Museus e, ainda, o projeto “Sábado tem museu”, ação educativa aberta ao público, com sua página de inscrição.

Atualmente, Goiânia e Aparecida de Goiânia possuem mais de 105 locais abertos para visitação, que estão disponíveis no “Fala Sério, aqui tem museu!”. O aplicativo conta ainda com 24 instituições que oferecem Tour 360°. O app também conta com informações sobre bibliotecas, parques e edificações em Art Déco. “A fim de tornar os centros culturais mais presentes na vida das pessoas, optamos por incluir no Fala Sério essas outras possibilidades de relação com o patrimônio cultural local. Assim, ampliamos seu repertório e damos autonomia para que os usuários criem seus próprios roteiros de visita”, pontua Bárbara.

Disponível via link ou no Instagram @falaserioapp, o aplicativo é gratuito. Segundo a idealizadora, em breve também será possível baixar o app via Google Play.