CINEMA EM CASA

Goiana lança filme a convite de Kléber Mendonça Filho, diretor de ‘Bacurau’

Está disponível no Youtube o filme O Sonho que Atravessou o Buraco, da diretora e…

Goiana lança filme em parceria com Kléber Mendonça Filho, diretor de 'Bacurau'
(Foto: Reprodução)

Está disponível no Youtube o filme O Sonho que Atravessou o Buraco, da diretora e produtora goiana Marcela Borela. A produção foi realizada a convite do cineasta Kléber Mendonça Filho, diretor de Aquarius e Bacurau, e faz parte do Programa IMS Convida, do Instituto Moreira Salles, que chamou diversos profissionais para fazerem filmes sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil.

Em conversa com o Mais Goiás, Marcela disse que quando recebeu o convite para fazer o filme estava sofrendo com asma, alergias e sinusite. Somava-se a isso, o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Tudo isso esta refletido na produção.

“Resolvi fazer o filme sobre isso. Sobre a dor que eu sinto no peito e como essa dor vem do mundo e de multidimensões da minha existência. Reuni meus irmãos, meus amores, meus amigos e fiz o filme, em casa” diz Borela.

A cineasta afirma que foi uma alegria receber o convite para o projeto de Kléber Mendonça Filho.

“Quando Kléber me ligou eu senti que eu não poderia dizer não. Escrevi o roteiro em três semanas com o Cássio Oliveira, meu parceiro criativo, convidamos o fotógrafo Cícero Bezerra de Brasília, meu irmão Henrique Borela também auxiliou. Assim, foi preciso fragmentar o processo, sobretudo porque nesse período o fotógrafo testou positivo para Covid-19” afirma.

Borela, que atualmente mora em Brasília, esclarece que a produção de O Sonho que Atravessou o Buraco durou cinco meses. “A finalização foi dramática. O montador estava em Goiânia, o fotógrafo viajava pela Amazônia, o editor de som em Pirenópolis, o efeito especial em São Paulo e o colorista em Brasília. Foi uma loucura, mas deu certo” acrescenta.

Por fim, Marcela comemora. “Antes da produção, eu estava centrada em elementos da minha própria inconsciência, me investigando, olhando pras minhas dores, sozinha. Eu não tinha nenhum planejamento pra fazer um filme, então quis fazer de um jeito que eu nunca tinha feito antes e isso me desafiou. É muito bom estar no meio de dezenas de cineastas que admiro tanto” finaliza.

Assista ao filme ‘O Sonho que Atravessou o Buraco’:

Acesse o site do Programa IMS Convida e confira as outras produções!