HISTÓRIA E CULTURA

Museu da Imagem e do Som recebe ocupação cultural ‘O MIS é nosso SIM’

Com o objetivo de democratizar a arte fotográfica e ampliar o acesso da comunidade aos…

ocupação O MIS é nosso SIM acontece no Museu da Imagem e do Som de Goiás
A abertura será realizada no dia 4/8 (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de democratizar a arte fotográfica e ampliar o acesso da comunidade aos bens culturais do estado, o Museu da Imagem e do Som de Goiás recebe a 1ª ocupação cultural “O MIS é nosso SIM”.

A abertura será realizada no dia 3 de agosto, a partir das 19h. Com visitações gratuitas, a mostra ficará disponível até o dia 30 de setembro no museu, de terça a sexta, das 9h às 17h30.

O público poderá conferir duas exposições fotográficas acompanhadas por catálogos. A primeira é “Luiz Pucci: É Favor Olhar com Cuidado”, que exibe fotografias que compõem o acervo do MIS.

A segunda é “Mulheres, Identidade e Resistência”, sob a perspectiva das artistas visuais Cris Bierrenbach, Cecília Araújo e Mariana Capeletti, que realizam pesquisas voltadas para questões da imagem da mulher na sociedade brasileira, através da liguagem da fotografia.

Além das exposições, o MIS também recebe o lançamento de um videodocumentário sobre os fotógrafos lambe-lambe de Goiânia, acompanhado de catálogo sobre o tema.

O MIS é nosso SIM

A ocupação cultural visa ampliar o acesso aos bens culturais do museu em sua pluralidade, contribuindo para a criação de novos olhaes e releituras, para que haja maior acessibilidade entre o espaço museológico e a comunidade.

Segundo Wagner Araújo, organizador do evento, o MIS é um importante aparelho para a salvaguarda do patrimônio cultural goiano.

“Assim, a sua ocupação visa fomentar o acesso e a difusão de seu acervo, gerando reflexões sobre a produção artística fotográfica goiana e brasileira, por meio de exposições (com acessibilidade em braile), vivências fotográficas (Lambe-lambe, mobgrafia), oficinas (Noções Básicas de Conservação Fotográfica e Cianotipia), rodas de conversa e visitas mediadas online e presencial. Incentivando dessa maneira, debates e reflexões sobre a relevância da instituição museológica para a sociedade”, explica.

Nesse contexto, ações como “O MIS é nosso SIM” contribuem para o fortalecimento da pesquisa e comunicação do museu com o público, além de ajudar na preservação da História e da memória individual coletiva. Vale a pena conferir!

Serviço

Ocupação cultural “O MIS é nosso SIM”

Quando: 3/8 a 30/9

Onde: Museu da Imagem e do Som de Goiás

Endereço: Praça Cívica, 2 – St. Central, Goiânia – GO, 74003-010

Visitações: terça a sexta, das 9h às 17h30

Lançamento de videodocumentário – Fotógrafos Lambe-lambe: 10 de agosto de 2022 | 19h

LEIA TAMBÉM: