COMEMORAÇÃO

Parque Mutirama 55 anos: celebração terá retorno de 3 brinquedos e nova atração

Em entrevista ao Mais Goiás, presidente da AGETUL ressalta segurança e novidades

Brinquedo Volta ao Mundo - Autorama, no Parque Mutirama, em Goiânia (Foto Pollyana Cicatelli)
Brinquedo Volta ao Mundo - Autorama, no Parque Mutirama, em Goiânia (Foto Pollyana Cicatelli)

Comemorando 55 anos em 2024, o Parque Mutirama traz novidades às famílias goianienses e moradoras da região metropolitana. Ao Mais Goiás, o presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (AGETUL) Danilo Guimarães, responsável pela gestão do parque, revelou que três brinquedos inoperantes serão reativados o mais breve possível: a Mini Montanha-russa, a Casa Mal Assombrada e o Autorama. Outra surpresa será a inauguração de uma nova atração, uma área dedicada às crianças menores de dois anos, denominada Espaço Kids & Família.

Segundo o presidente da agência, que assumiu o cargo em setembro de 2023, o trabalho inicial está focado na retomada das famosas atrações e na manutenção diária para garantir total segurança aos visitantes. “A segurança é uma pauta prioritária aqui no parque. Contamos com uma empresa de engenharia alocada aqui, que realiza manutenção preventiva, corretiva e preditiva nos brinquedos todos os dias. O parque só abre quando essa empresa atesta que os brinquedos estão em perfeitas condições para operação”, enfatiza o presidente.

Espaço Kids & Família e Palco Aberto

Danilo Guimarães revelou com exclusividade ao Mais Goiás que a equipe vinha recebendo sugestões de pais com crianças menores de dois anos, uma vez que o parque dispõe de poucas opções para essa faixa etária. “Na verdade, este é um espaço adaptado no lugar do antigo carrinho de bate-bate. Até que o processo de licitação ocorra para o retorno do brinquedo, vamos atender os pequenos com atrações especiais, lúdicas e didáticas”, revela.

Ainda em fase de adaptação, já é possível notar a pintura colorida no piso, que apresenta amarelinhas e gravuras interativas. De acordo com o presidente, os pequenos terão à disposição a toca do coelho, circuitos, entre outros. Os familiares terão pontos de descanso nos arredores para observar as crianças durante a brincadeira. “Vamos trabalhar e transformar o que temos. Neste local, faremos a reconstituição de bancos antigos do trenzinho e realizaremos a instalação em volta do espaço”, informa.

Segundo o presidente, o Parque Mutirama ainda contará com um mini-palco aberto, localizado bem em frente ao Espaço Kids & Família. “Já estamos em busca de atrações infantis para se apresentarem no palco aberto. Esse será um lugar para mostrar o talento, onde qualquer pessoa poderá subir e se divertir”, completa.

Teatro Arena

Um verdadeiro desafio para a gestão do Parque Mutirama, o Espaço Araguaia foi planejado e inaugurado para simbolizar o Rio Araguaia, como uma espécie de “réplica”. Segundo Danilo Guimarães, o local precisa ser drenado em dias alternados, o que demanda um grande esforço da equipe. “Com o passar do tempo, o local sofreu muitas rachaduras, fazendo com que a água vazasse. Na época de chuva, precisamos ter muita atenção para não deixar água acumulada. Isso demanda muito tempo. Para se ter uma ideia, gastamos um dia inteiro para poder limpar e secar tudo”, admite o gestor.

De acordo com Guimarães, o único ponto positivo do local, atualmente, é o reaproveitamento da água retirada do espaço, que é utilizada para a limpeza de algumas áreas do parque.

Com o objetivo de solucionar o problema e dar uma nova utilidade ao espaço, a gestão está elaborando um projeto para transformá-lo em um Teatro Arena. “O espaço pode ganhar uma nova estrutura. Os engenheiros estão analisando a possibilidade de transformar a parte inferior em assentos para que as pessoas possam assistir a espetáculos culturais e a parte superior ganharia um palco elevado”, revela.

Montanha-russa ainda não tem previsão de retorno: “depende de muita coisa”, diz presidente

Em entrevista ao Mais Goiás, o presidente da AGETUL informou que não há previsão para a reativação da Montanha-russa no parque. Danilo disse que um engenheiro atuante na última gestão condenou o brinquedo, mas que era necessário uma análise mais apurada. “A empresa de engenharia alocada no Mutirama realizou uma nova investigação e descobriu que é possível colocar tudo para funcionar novamente, mas isso depende de um alto investimento e tempo”, esclarece.

De acordo com o gestor, a intenção é recuperar o brinquedo assim que possível, mas com muita atenção à segurança dos visitantes.

Entrada gratuita

No intuito de garantir o acesso à diversão para todas as famílias goianas, sem nenhuma distinção, a gestão informou que a entrada do Parque Mutirama permanecerá gratuita durante o ano comemorativo de 55 anos.