ARTE

Série ‘Artistas na Vila’ exibe episódio com o goiano Wes Gama

Quem passa pela região da Rua 3, no Centro de Goiânia, já deve ter percebido…

Wes Gama Goiânia
Obra com autoria de Wes Gama, no centro de Goiânia (Foto: Reprodução)

Quem passa pela região da Rua 3, no Centro de Goiânia, já deve ter percebido que desde o finalzinho do ano passado é possível encontrar prédios com paredes multicoloridas pelo local, que estão atraindo olhares e despertando a curiosidade. As obras são de autoria do artista e muralista Wes Gama, que participa do episódio desta segunda-feira (15) da série “Artistas na Vila“.

A série é disponibilizada no YouTube da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) e tem apoio do Governo o de Goiás, que visa estimular a produção artística no estado.

Para o episódio de hoje, será apresentado o documentário que registra o cotidiano e os processos criativos da obra, exibindo imagens, entrevistas e depoimentos do artista, de curadores, produtores e até mesmo de alguns moradores do centro, que falam sobre a importância das obras, que garantem impacto histórico e artístico na região.

A primeira pintura feita por Wes Gama na região se chama “Andança”, que até o momento representa a maior de todo o Centro-Oeste. Para se ter ideia, a obra cobre 780 m² e fica no edifício Alencastro Veiga.

A segunda pintura foi inspirada em uma foto da mãe do artista e foi batizada de “Iara Cabocla”. Menor, cobre 250 m², pintada em uma das torres do edifício Dona Chafia.

Força-tarefa

(Foto: Divulgação)

Para entregar as duas obras na Rua 3, Wes Gama se dedicou por mais de 15 dias, com 8 horas de trabalho por dia, sem considerar o período chuvoso, que acabou interrompendo os trabalhos na região por certo tempo.

Apenas no mural “Andança”, foram 16 profissionais trabalhando, contando com a ajuda de engenheiros, fotógrafos, designers, artistas e muito mais, sempre empenhados para que a obra fosse entregue atendendo todas as normas de segurança e a legislação.

Um pouco mais sobre o projeto

O projeto “Galeria de Arte Pública”, que foi idealizado por Larissa Pitman Wes, esposa de Wes Gama, visa ocupar o centro de Goiânia com artes de grande formato, valorizando a memória coletiva local sobre cultura, arquitetura e história.

Com a ajuda da Produtora Cultural Valenta, especializada em arte urbana, a intenção é trazer novidades para a cena da cidade, já que o projeto foi aprovado na Lei Rouanet e já está em fase de captação de recursos.

Larissa lembra ainda que vários artistas locais se mudam para a região sudeste em busca de uma oportunidade, já que o cenário de arte urbana ainda não é tão incentivado em Goiânia.

Assim, a intenção é mudar essa realidade na capital, também atuando na capacitação dos artistas locais, que poderão contribuir futuramente com o projeto.

Serviço 

Governo de Goiás e Secult exibem documentário com Wes Gama, na série “Artistas de Vila”

Quando: 15/02 (segunda-feira)

Onde: YouTube Secult Go

Valor: gratuito