Batman

‘Batman’: Barry Keoghan fez teste para o Charada mas foi escolhido como o Coringa

Interpretar o Coringa na tela dificilmente é uma posição invejável. Praticamente todos os atores que…

(Foto: Warner Bros.)

Interpretar o Coringa na tela dificilmente é uma posição invejável. Praticamente todos os atores que interpretaram o icônico vilão do Batman entraram de alguma maneira para o imaginário popular da cultura pop. E embora possa ser muito cedo para dizer onde Barry Keoghan está na lista – o ator irlandês fez uma rápida aparição como o Palhaço Príncipe do Crime em “Batman” deste ano – ele está confiante sobre sua opinião sobre o personagem, que tem uma conexão com sua própria infância conturbada. Em um novo perfil na GQ, Keoghan revelou que ele originalmente fez o teste para interpretar o Charada, mas depois de meses de silêncio do estúdio, o ator foi informado mais tarde que eles o queriam para outro papel. O personagem do Charada acabou ficando para Paul Dano.

Depois de ouvir sobre o filme “Batman” do diretor Matt Reeves, Keoghan enviou uma fita de audição não solicitada de si mesmo. O vídeo existe discretamente na página de Keoghan no Vimeo há anos e mostra Keoghan saindo de um elevador, vestido com uma camisa preta, suspensórios verdes e um chapéu-coco. Enquanto a música clássica toca ao fundo, o Charada de Keoghan anda girando seu bastão e desaparece por um momento atrás de uma parede. Ele ressurge com sangue no rosto, o que implica que ele acabou de assassinar alguém. Sua interpretação do vilão – camp, com um toque de “Peaky Blinders” e “Laranja Mecânica” – não era nada como o personagem sinistro inspirado em serial killer que acabou chegando ao filme final.

Quando Keoghan conheceu o co-produtor Dylan Clark, o papel já havia sido escolhido. Mas o ator insistiu que Clark assistisse a fita de audição de qualquer maneira. Ele não recebeu resposta por alguns meses, mas então seu agente ligou e disse a ele: “O pessoal de ‘Batman’ quer que você interprete o Coringa – mas você não pode contar a ninguém”.

O Coringa de Keoghan apareceu no filme por alguns minutos logo no final, quando o personagem oferece sua amizade ao Charada de Dano. Uma cena deletada com a interação do Coringa com o Batman de Robert Pattinson foi lançada online mais tarde e desde então foi vista por milhões de pessoas. Keoghan descreveu sua versão do personagem como “um menino quebrado”. Ele insistiu que eles não colocassem lentes em seus olhos azuis naturais e disse: “Eu queria algum tipo de humano lá atrás da maquiagem. Eu quero que as pessoas se relacionem com ele… [saber] que isso é uma fachada que ele usa.”

O Coringa já foi interpretado na tela grande antes por Jack Nicholson em “Batman” de 1989, Heath Ledger em “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, Jared Leto em “Esquadrão Suicida” e “Liga da Justiça de Zack Snyder” e Joaquin Phoenix em “Coringa”. Todos os quatro atores são vencedores do Oscar, e dois deles – Ledger e Phoenix – ganharam o Oscar por interpretar o famoso Palhaço do Crime. Keoghan fez performances aclamadas em filmes como “Dunkirk”, “A Morte do Cervo Sagrado”, “O Cavaleiro Verde” e “Calm with Horses”. Ele será visto em breve em “The Banshees of Inisherin”, do diretor Martin McDonagh.