Bilheteria

Bilheteria EUA: ‘Animais Fantástica 3’ tem a pior estreia da franquia com $43 milhões

“Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”, o terceiro capítulo da série derivada de “Harry Potter”,…

(Foto: Divulgação)

“Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”, o terceiro capítulo da série derivada de “Harry Potter”, arrecadou US$ 43 milhões em sua estreia nas bilheterias norte-americanas.

Em tempos de pandemia, essas vendas de ingressos foram suficientes para liderar as bilheterias deste fim de semana e conseguir uma das maiores estreias norte-americanas em 2022. Mas também é um sinal de que a magia está em falta para J.K. Rowling. Atingido por críticas mistas e crescente apatia pela estrela da série Newt Scamander (Eddie Redmayne) e companhia, “Os Segredos de Dumbledore” é o pior começo para um filme derivado de “Harry Potter”. (Seu antecessor, “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, de 2016, arrecadou US$ 74 milhões na América do Norte, enquanto o sucessor de 2018, “Os Crimes de Grindelwald”, arrecadou US$ 62 milhões.)

O entusiasmo decrescente por “Animais Fantásticos” é problemático. A Warner Bros. desembolsou US$ 200 milhões para produzir “Os Segredos de Dumbledore”, e o estúdio gastou dezenas de milhões a mais para promover o filme para o público em todo o mundo. Como as entradas anteriores da franquia, “Os Segredos de Dumbledore” dependerá das bilheterias internacionais para ganhar dinheiro em sua exibição nos cinemas. Os dois primeiros longas de “Animais Fantásticos” – que terminaram com US$ 814 milhões globalmente e US$ 650 milhões globalmente, respectivamente – geraram quase 75% das receitas de vendas externas.

“Animais Fantásticos 3” também tem sido um grande atrativo para o público estrangeiro. Desde que o filme chegou a vários mercados fora dos EUA no último fim de semana, “Os Segredos de Dumbledore” arrecadou US$ 193 milhões globalmente até agora. Mas a persistência do COVID-19 reduziu as bilheterias na China, onde 50% dos cinemas estão fechados, enquanto a invasão da Ucrânia pela Rússia fez com que o país não tivesse acesso aos filmes de Hollywood. Essas limitações têm sido difíceis para todos os blockbusters. Desde que a pandemia começou em 2020, apenas cinco filmes de Hollywood geraram pelo menos US$ 500 milhões nas bilheterias globais.

Em segundo lugar, a aventura familiar basedo no video game, “Sonic 2”, arrecadou mais US$ 30 milhões em 4.258 cinemas, caindo 58% em seu segundo fim de semana de lançamento. O filme gerou fortes US$ 119,6 milhões na América do Norte até o momento.

A romântica aventura de ação com Sandra Bullock e Channing Tatum, “Cidade Perdida”, ficou em terceiro lugar pelo segundo fim de semana consecutivo. O filme, também da Paramount Pictures, arrecadou US$ 6,5 milhões em seu quarto fim de semana nos cinemas, elevando sua arrecadação nos EUA para US$ 78,5 milhões.

O sucesso inesperado da A24, “Everything Everywhere All At Once”, teve outra corrida impressionante, subindo para o quarto lugar com US$ 6,1 milhões em 2.220 telas. Dirigido por Dan Kwan e Daniel Scheinert e estrelado por Michelle Yeoh em um mashup multiverso de ação-aventura-comédia-fantasia-sci-fi, o filme independente arrecadou US$ 17,6 milhões até agora.

Em sexto e sétimo lugar, respectivamente, “Morbius” somou US$ 4,7 milhões de 3.462 localidades, enquanto “Ambulância” arrecadou mais US$ 4 milhões de 3.412 localidades. “Morbius”, que estreou nos cinemas no início de abril, arrecadou US$ 65 milhões até o momento. “Ambulance”, que estreou nas telonas no fim de semana passado, já gerou US$ 15 milhões.