Cinema

Crítica: Dias Melhores (Oscar 2021)

Enquanto a cidade de Hong Kong continua sua luta constante contra o governo e suas…

(Foto: Divulgação)

Enquanto a cidade de Hong Kong continua sua luta constante contra o governo e suas sanções, e leis, que visam reprimir mais ainda a luta de cidadãos que defendem a democracia, e maior liberdade cultural e comercial, a arte também do país é rotineiramente vítima de censura ao estabelecer ideais que permitem impedir obras que toquem em assuntos delicados da sociedade chinesa. Foi nesta linha tênue que o diretor Derek Tsang desenvolveu “Better Days”, ou “Dias Melhores” aqui no Brasil, um filme poderoso sobre bullying que nos coloca em total desconforto com uma realidade presente em todos os países.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional este ano, “Dias Melhores” acompanha Chen Ninan (a ótima Dongyu Zhou), uma garota estudiosa, disciplinada, que almeja passar nos exames nacionais e ingressar em uma renomada universidade. Após o suicídio de uma das alunas de sua classe, Ninan passa a ser a próxima vítima de bullying de um grupo de meninas. Até que um dia ela conhece um garoto chamado Xiao Bei (Jackson Yee) e ambos iniciam uma amizade inesperada de proteção e carinho que vai mudar para sempre a vida de ambos.

Bullying é um desses temas já trabalhados aos montes no cinema, e sempre quando uma obra não receia em apresentar as consequência drásticas de tal comportamento, mas o faz com intensidade, urgência e desespero a ponto de colocar o expectador em êxtase, o resultado é um filme excelente como “Dias Melhores”.

O grande problema da obra é a extensão de um final com apelo exageradamente emocional que diminui o impacto das consequências anteriores, tudo para consolar, e dar esperança, ao público. Não precisava e o desfecho se estende além do necessário – incluindo uma cena durante os créditos!

Mais ainda assim, “Dias Melhores” é um longa imprescindível, marcante e repleto de uma discussão social pertinente.

DISPONÍVEL PARA ALUGUEL ONLINE. 

Better Days/CHINA, HONG KONG – 2019

Dirigido por: Derek Tsang

Com: Dongyu Zhou, Jackson Yee, Fang Yin…

Sinopse: Aproveitando sua grande chance de entrar em uma prestigiada instituição de ensino, Nian busca refúgio em sua antiga escola para conseguir estudar sem maiores problemas. Após um encontro inesperado com Trickser Bei, os dois acabam considerados suspeitos depois que um valentão da escola some misteriosamente. Vale ressaltar que Better Days é uma produção de Hong-Kong que foi indicada ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Internacional.

Better Days (2019) - Rotten Tomatoes