Seriado

Crítica: Um Maluco no Pedaço – O Reencontro – HBO Max

“Um Maluco no Pedaço” é um dos seriados mais marcantes de comédia em minha vida,…

(Foto: Reprodução/HBO Max)

“Um Maluco no Pedaço” é um dos seriados mais marcantes de comédia em minha vida, e também, podemos dizer, da televisão norte-americana. Estrelada por Will Smith, a série não foi a primeira protagonizada por atores negros a alcançar altos índices de audiência e se tornar um sucesso absoluto, mas é uma das poucas que conseguiram se destacar em uma indústria dominada predominantemente por sitcomns com atores caucasianos – principalmente nos anos 90.

No Brasil, se tornou uma das séries mais reprisadas ao longo dos anos e formou toda uma geração de fãs no período em que a televisão reinava como entretenimento maciço nas nossas casas. E o show merece todos os méritos. O conceito de sitcom (situation comedy) é simples e para funcionar precisa, acima de tudo, de um elenco em plena sintonia e com ótimo timing cômico. Felizmente, todos os personagens de “Um Maluco no Pedaço” possuem ótimo tempo de comédia e são extremamente entrosados e engraçados juntos. Tudo funciona.

Após 30 anos desde o término do show – que durou por 6 temporadas, de 1990 até 1996 -, a Warner/HBO preparou um reencontro do elenco para conversar sobre as filmagens, bastidores e relacionamentos que se desenvolveram ao longos dos anos de seriado – bem como problemas com atores e desavenças que afetaram a dinâmica da série e até mudança no elenco principal.

Muito drama, muita nostalgia e muita emoção compõem o reencontro de “Um Maluco no Pedaço”. Tudo aqui é feito para quem é fã, conhece e gosta desses atores e seus respectivos personagens. Não temos um novo episódio, nem nada de surpreendente que já não tenhamos acompanhado antes. O que faz valer a experiência é justamente assistir ao elenco reunido batendo papo e resolvendo os ressentimentos do passado.

Por um lado, o coração de fã bate forte e se alegra, mas por outro, chega a ser uma oportunidade perdida por não colocar esses atores para reviver momentos da série, refazer cenas e utilizar figurinos através de dinâmicas que ajudariam o especial a ter um clima mais divertido e engraçado. Melhor do que apenas sentar em um sofá e conversar sobre os velhos tempos (apesar disto ser gratificante).

No geral, vale para matar a saudade já que, no caso de “Um Maluco no Pedaço”, o elenco completo nunca esteve – pelo que eu me lembre – reunido todo junto em um mesmo local após o fim da série. Infelizmente, quem não está presente é James Avery (o tio Phil) que faleceu em 2013 vítima de complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca. Mas o especial faz jus ao lembrá-lo em um momento tocante com os atores.

Disponível para assistir no HBO Max. 

The Fresh Prince of Bel-Air Reunion/2020

Dirigido por: Marcus Raboy

Com: Will Smith, Alfonso Ribeiro, Joseph Marcell, Janet Hubert, Karyn Parsons, Daphne Reid, etc.

The Fresh Prince of Bel-Air Reunion Special is on HBO Max. - Press Pass LA