CALÇA QUADRADA

Dois episódios de ‘Bob Esponja’ são retirados do ar; saiba os motivos

Desenho segue as desventuras de uma esponja-do-mar que trabalha em um restaurante fast-food

Dois episódios de 'Bob Esponja' são retirados do ar; saiba os motivos
(Foto: Reprodução Nickelodeon)

Dois episódios da série de animação “Bob Esponja” foram removidos da Nickelodeon nos EUA — um por causa da sensibilidade relacionada à pandemia e outro por não ser “apropriado para crianças”, informou a própria rede na terça-feira.

O desenho, que estreou em 1999 na Nickelodeon, segue as desventuras de uma esponja-do-mar que trabalha em um restaurante fast-food, ao lado da estrela-do-mar Patrick e outros amigos subaquáticos.

O episódio “Kwarantined Crab” traz um inspetor de saúde que visita a lanchonete onde Bob Esponja trabalha e encontra um caso de “gripe dos mariscos”. Segundo o porta-voz da Nickelodeon, David Bittler, a história “não foi imaginada para ser sensível ao surto de pandemia do ano passado”.

Já em “Mid-Life Crustacean”, o sr. Siriguejo, dono da lanchonete, está se sentindo velho e pergunta a Bob Esponja e Patrick se ele pode se juntar a eles em uma noite selvagem. O trio invade a casa de uma mulher e tira sua calcinha.

A CNN informou sobre a remoção dos episódios na terça-feira. Segundo Bittler, “Mid-Life Crustacean” foi retirado do ar em 2018, “após uma revisão de padrões na qual determinamos que alguns elementos da história não eram apropriados para crianças.

A notícia da remoção dos episódios surge num momento em que outras plataformas de streaming e emissoras procuraram contextualizar filmes, programas de televisão e livros mais antigos com conteúdo que pode ser considerado ofensivo nos tempos atuais.

Saindo de Bob Esponja, na semana passada, uma história em quadrinhos do criador da popular série “Capitão Cueca” foi retirada de circulação. A editora  Scholastic, com apoio do autor, disse que o livro apresentava estereótipos asiáticos que perpetuam o “racismo passivo”.

A decisão de retirar o livro ocorreu dias depois que um homem abriu fogo contra três empresas de massagens em Atlanta e arredores, matando oito pessoas, incluindo seis mulheres de ascendência asiática.

Também neste mês, o espólio do Dr. Seuss anunciou que seis de seus livros não seriam mais publicados porque continham representações de grupos que eram “prejudiciais e errados”.

Patrick, melhor amigo de Bob Esponja, ganha série própria

Animação sobre a morte de Bob Esponja faz sucesso; assista

Bob Esponja é gay, confirma Nickelodeon