REVELAÇÕES

Tonico Pereira: ‘Talvez o sexo seja um dos meus vícios mais fortes’

Ator está em dois novos curtas e ganhará filme sobre sua vida

Ator teve que se desfazer de carros antigos. Em crise financeira, Tonico Pereira vende bens e adia troca de prótese peniana
(Foto: Reprodução Instagram)

Tonico Pereira agora pensa duas vezes antes de fazer uma piada. Famoso pela verborragia sem freio, o ator tem sido confrontado pela filha Nina, de 15 anos. Feminista ferrenha, ela não admite o machismo que identifica no pai de 72 anos.

Quando Nina nasceu, gêmea de Antonio, Tonico já tinha Daniela (hoje, com 47 anos) e Thaia (45). As duas cresceram em meio à ausência da figura paterna, na época, mais interessada em sexo, drogas e rock and roll. Aos 57 anos, Tonico teve, portanto, uma segunda chance de ser pai de verdade.

Os adolescentes (frutos do casamento de 25 anos com a bailarina Marina Salomon) são os fios que o atualizam sobre as questões contemporâneas.

Enquanto leva um choque de realidade, Tonico Pereira acessa as memórias do tempo em que a mãe incentivava sua valentia em brigas de rua e o proibia de chorar.

Nascido em Campos dos Goytacazes numa família pobre (daí sua iniciativa de empreender em vários negócios: “Posso escrever um livro de autoajuda sobre falência”), ele começou a trabalhar aos 8 anos.

Vendeu mariola e parafuso, fez faxina, foi peixeiro e avião de contrabando de relógio importado e lança-perfume. As experiências de quem sorveu a vida com a curiosidade de um bom aluno (“a vida me levou a ser formado também pelos bares e puteiros do Brasil inteiro”) compõem a base de seus personagens, guiados pela emoção e pelo tom tragicômico (“a linguagem do ser humano”, diz).

A vivência do ator, que não decora texto (“improviso até Shakespeare”) e usa ponto eletrônico há 15 anos, será contada no documentário “Toniquices do Pereira”, dirigido por Lucas Rossi.

Com ele, Tonico Pereira rodou, recentemente, o filme “Bandeira preta”, previsto para o segundo semestre. Enquanto isso, o ator pode ser visto no curta “Um espinho de marfim”, adaptação do conto homônimo de Marina Colasanti, dirigido por Luis Fernando Bruno e Isabella Secchin, e que será exibido neste sábado e domingo no YouTube.

Tonico também gravou participação em “Um lugar ao sol”, novela que sucederá a “Amor de mãe”, e está reservado para a próxima de João Emanuel Carneiro.

Após superar vários problemas de saúde (“já operei quatro cânceres de bexiga, hemorroidas, prótese peniana…”), Tonico, vacinado, lamenta a morte por Covid-19 da ex-mulher, que tinha câncer. Ele diz que seus maiores erros foram com justamente com as mulheres e revela ser viciado em sexo.

Entrevista completa aqui.