ARBITRAGEM

Conmebol escala árbitro e auxiliar goianos para Copa América 2021

A Conmebol anunciou a lista de árbitros que apitarão a Copa América deste ano e…

Wilton Pereira Sampaio irá apitar um dos confrontos das quartas de final do Goianão 2022. Foto: Divulgação

A Conmebol anunciou a lista de árbitros que apitarão a Copa América deste ano e dois goianos fazem parte da lista de brasileiros. Como árbitro central, Wilton Pereira Sampaio é um dos escolhidos, já o auxiliar Bruno Pires é outro representante de Goiás. A Copa América 2021 irá ocorrer na Argentina e na Colômbia, e tem data prevista para começar no dia 11 de junho.

Wilton Pereira Sampaio, de 39 anos, tem carreira consolidada no futebol brasileiro. Natural de Teresina de Goiás, o árbitro integra o quadro Fifa desde 2012, ano em que foi eleito o melhor árbitro do Brasileirão. Em 2019, ele voltou a repetir o feito. No currículo, Wilton também tem uma Copa do Mundo, em 2018, na Rússia, quando o goiano participou como árbitro de vídeo.

Formado em Educação Física, Bruno Pires, de 36 anos, integra o quadro da Federação Goiana de Futebol desde 2009. Em 2012, o assistente começou a fazer parte do quadro da CBF e em 2015, o goiano chegou ao nível máximo na arbitragem, quando começou a integrar o quadro da Fifa. Em 2017, Bruno foi considerado o melhor árbitro assistente do Brasileirão.

Além dos goianos, a Conmebol anunciou mais outros 5 árbitros brasileiros para a Copa América. Raphael Claus, como árbitro principal, Danilo Manis, como assistente, Rafael Traci e Wagner Reway, como árbitro de Vídeo e Rafael Alves, como assistente reserva.