Vila Nova faz o dever de casa e vence o América-MG pela Série B
Vila Nova garantiu mais três pontos no OBA e segue firme na briga pelo acesso à Série A; Colorado pode terminar na liderança
Ir direto pra matéria
O Vila Nova segue firme na briga pela parte de cima da tabela e pelo acesso à Série A. O Tigrão venceu o América-MG por 1 a 0 na abertura da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, nesta sexta-feira (18), no OBA. O único gol da partida foi marcado por André Luís, ainda no primeiro tempo. O Coelho chegou a empatar na etapa final, mas o gol de Segovinha foi anulado por impedimento.
Com a vitória, o Vila Nova chegou aos 51 pontos e assumiu a vice-liderança provisória da competição. A equipe Colorada agora aguarda os resultados dos adversários diretos para saber se permanece na zona de acesso direto à Série A. Dependendo dos resultados, o Tigrão também pode terminar a rodada na liderança. O América-MG, por outro lado, segue na zona de rebaixamento, na 19ª colocação, com 17 pontos.
Leia também: Bastidores: Mozart conta como Paulo Rogério agiu para conter crise no Goiás
Confira quem são os primeiros contratados da Jataiense para o Goianão 2027
Na próxima rodada, o Tigrão recebe o Londrina na sexta-feira (25), às 20h30, no OBA. Já o Coelho encara o Juventude na segunda-feira (28), às 19h30, na Arena Independência.
O jogo
A partida começou com o América-MG criando a primeira oportunidade. Após cruzamento na área, Fábio finalizou, mas o goleiro Helton Leite apareceu para espalmar para escanteio. Na sequência, Luca Sosa ficou com a bola após a cobrança, mas mandou para fora.
O Vila Nova passou a controlar mais as ações e, na primeira oportunidade criada, abriu o placar com André Luís. Após cobrança de lateral para dentro da área, o atacante recebeu, tirou a marcação e finalizou para colocar o Tigrão em vantagem.
Mesmo atrás no placar, o América continuou se arriscando no ataque e teve uma boa chance com Otávio. A defesa colorada afastou mal e a bola sobrou para o volante, que finalizou para fora.
O Tigrão quase ampliou com Marquinhos Gabriel. O meia recebeu cruzamento rasteiro, mas teve a finalização bloqueada pela defesa mineira. Na sequência, o América teve duas boas oportunidades. Primeiro, Rafa Barcelos acertou o travessão. Depois, Paulo Victor apareceu livre na área e cabeceou para fora.

Na segunda etapa, o Vila Nova voltou mais ofensivo e passou a criar mais oportunidades, mas encontrou dificuldades para superar a defesa do América. A primeira chance foi com João Vieira. Após cruzamento rasteiro, o volante tentou finalizar de letra, mas o goleiro Bruno Brígido fez a defesa.
Em um contra-ataque, André Luís quase marcou o segundo, mas foi travado no momento da finalização. Depois, em uma jogada ensaiada após cobrança de escanteio, o camisa 7 tabelou com Janderson, mas finalizou por cima do gol.
Já nos minutos finais, o Vila Nova levou um susto. Segovinha marcou para o América-MG, mas, após checagem do VAR, o gol foi anulado porque o meio-campista estava em posição de impedimento. O Tigrão segurou a vantagem até o apito final e garantiu mais três pontos na luta pelo acesso.