Base

Galeno, craque do Porto, foi rejeitado por Goiás e Vila Nova

Revelado pelo Trindade, região metropolitana de Goiânia, o atacante Galeno, de 25 anos de idade,…

Galeno com premiação da Liga dos Campeões
Brilhando no Porto, Galeno teve seu início de carreira no futebol goiano. Foto: Arquivo pessoal

Revelado pelo Trindade, região metropolitana de Goiânia, o atacante Galeno, de 25 anos de idade, brilha com a camisa do Porto, de Portugal, na Liga dos Campeões da Europa. Recentemente, marcou um golaço na vitória sobre o Bayer Leverkusen (3×0).

Galeno chegou para o Trindade em 2016. Passou a ser observado atentamente pelo dirigente do clube, Agnelson Alves da Silva, após acertar uma bola no travessão, com um chute forte do meio do campo em um jogo contra o Goiás pelo Campeonato Goiano sub-20.

Mas nem todos da diretoria viam talento naquele jogador franzino, que dormia em um velho sofá numa pequena sala no Estádio Abraão Manoel da Costa e mal tinha o que comer. Para surpresa de Agnelson, Galeno foi dispensado.

O dirigente não perdeu tempo e foi, de carro, até Barra do Corda, interior do Maranhão, a 1600 quilômetros de Goiânia, buscá-lo de volta. Retornou com Galeno e uma procuração da família para gerir a carreira do atleta. Bancou alimentação, hospedagem e tratamento dentário para o jogador.

No mesmo ano, Galeno já era titular do Trindade e marcou cinco gols no Campeonato Goiano. Chegou a ser oferecido para Vila Nova e Goiás, que não se interessaram pelo atacante. Os caminhos da bola o levaram para Portugal. Tem contrato com o Porto até 2027, com passe avaliado em 15 milhões de euros.