LUTAS

Goiano Yatan Bueno fala sobre boa fase no jiu-jitsu e projeta próximas competições

A última grande conquista de Yatan Bueno foi o Abu Dhabi Grand Slam Rio de Janeiro

Yatan Bueno recebe troféu em competição internacional
Yatan Bueno recebe troféu em competição internacional. Foto: Arquivo Pessoal

Aos 25 anos, o goiano Yatan Bueno vem levado o seu nome e o do país até o lugar mais alto do pódio dos principais campeonatos de jiu-jitsu do mundo. Nos últimos anos, o atleta natural de Goiânia vem faturando medalhas em competições nacionais e internacionais. A última grande conquista foi o primeiro lugar na categoria até 120 kg do Abu Dhabi Grand Slam Rio de Janeiro.

Além do Gran Slam em território nacional, Yatan Bueno já faturou a competição realizada em Londres e também em Abu Dhabi. O lutador comentou sobre o que vem sendo o seu diferencial nesta fase de várias vitórias, principalmente em competições importantes do jiu-jitsu.

“Estou me sentindo muito confiante esse ano muito bem preparado estou treinando junto com a minha equipe sempre buscando o meu melhor nas competições e tenho tido um aproveitamento muito bom. O diferencial que eu tenho é o trabalho em equipe, estou cercado de vários profissionais que estão focados em extrair o melhor de mim, blindando o corpo e mente”, comentou.

O goiano comentou que quer seguir no topo do jiu-jitsu mundial e destacou alguns focos para o próximo semestre. “Agora no segundo semestre já começa toda a preparação para os campeonatos Mundiais, Word Pro, Pan-Americano, Europeu e os Grandes Slans. O campeonato que tenho como meta é o mundial na Califórnia que ainda não tenho esse título na faixa preta. Lutei esse ano, mas acabei perdendo nas quartas de finais”, comentou.

Yatan também irá buscar o título global do ranking da federação de Abu Dabhi, onde vem disputando as competições. Atualmente, o goiano ocupa a 3ª colocação, com 9 mil pontos, e está atrás de outros dois brasileiros, Leonardo Mario (11.800 pontos) e Marcos Carrozzino (11.000 pontos).

História

Yatan Bueno é natural de Goiânia e luta jiu-jitsu desde os oito anos, onde era treinado por seu pai. Posteriormente, o atleta se transferiu para outra academia e passou a treinar com Fernando Boi. Após passar por algumas equipes de São Paulo, atualmente o goiano treina com a equipe Fratres, na categoria pesadíssimo, que é acima de 100 Kg.

Principais conquistas:

1º Lugar BRASILEIRO CBJJ
1º Lugar AJP Abu Dhabi World Pro
1º Lugar AJP Grand Slam, LDN
1ºlugar AJP Grand Slam, Abhu Dhabi
1º lugar AJP Grand Slam RJN
2º Lugar Pan IBJJF
2º Lugar IBJJF European Open
3º Lugar IBJJF European Open