SEM PATROCÍNIO

Marta cobre logo da Nike com cabelo em luta pela igualdade de gênero

Nas fotos oficiais da seleção feminina para as Olimpíadas de Tóquio, Marta cobriu com seu…

Foto: Reprodução/CBF

Nas fotos oficiais da seleção feminina para as Olimpíadas de Tóquio, Marta cobriu com seu cabelo o símbolo da marca esportiva que patrocina a seleção.

O gesto é mais uma das formas que a camisa 10 usa para passar o recado de que não concorda com a desigualdade de gênero entre atletas homens e mulheres, desigualdade de contratos de patrocínio e de contratos de trabalho.

Marta foi eleita pela FIFA, seis vezes, como a melhor jogadora de futebol do mundo, além de ser a maior artilheira da história das Copas do Mundo (entre homens e mulheres) com 17 gols.

A craque brasileira considera que os valores oferecidos para ela e outras atletas, são muito abaixo de contratos fechados com atletas masculinos, mas explica que a causa não se trata apenas dos valores financeiros, a luta é pela igualdade de gênero. Por isso Marta está sem contrato com patrocinadoras esportivas desde julho de 2018.

A jogadora inclusive transformou suas chuteiras em um instrumento de manifesto. Com um símbolo estampado em uma chuteira básica preta, ela aderiu ao movimento ‘Go Equal’, que pede igualdade e reconhecimento ao trabalho das mulheres. O movimento atraiu outras brasileiras, como a jornalista e apresentadora Fernanda Gentil e a atriz Paolla Oliveira.
Além da chuteira, Marta dá a entender que outras formas de manifestação podem acontecer durante a competição.