“Retranqueiro? Prefiro dizer organizado”, Lacerda defende estilo de jogo
Após vencer o Paysandu no Serra Dourada, técnico colorado destaca desempenho do time e rebate críticas ao estilo de jogo.

O Vila Nova conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro Série B na noite deste sábado (12/4). No Serra Dourada, o Colorado bateu o Paysandu por 1 a 0, com gol de Gabriel Poveda logo no início do primeiro tempo. A equipe goiana teve um bom desempenho na etapa inicial, mas caiu de rendimento no segundo tempo e contou com grande atuação do goleiro Halls para garantir os três pontos. Após o apito final, o técnico Rafael Lacerda demonstrou satisfação não apenas com o resultado, mas também com a aplicação tática do time.
“Acho que foi um dos jogos que eu mais fiquei satisfeito com a minha equipe, principalmente porque eu vi o que fizemos nos treinamentos. O que eu queria melhorar em relação a hoje era que conseguíssemos manter a mesma intensidade de marcação. Desta vez não vou me eximir da culpa, vou eximir os atletas. O campo estava pesado”, analisou Lacerda.
O treinador também aproveitou para responder críticas que recebeu nos últimos dias, especialmente as que o rotulam como um técnico retranqueiro. Com firmeza, defendeu o estilo de jogo que implementou no Vila Nova.
“Nesses dias, fui chamado de retranqueiro. Lá de onde eu venho, retranqueiro se chama organizado, organização defensiva. Lá no Sul é assim. Time que toma muito gol não chega a lugar nenhum. Eu fico me perguntando: o Vila era tão ofensivo assim antes do Lacerda? E passou 19 anos sem conquistar o Estadual? O que é melhor, ser ofensivo, como o Vila foi, e passar 19 anos sem conquistar? Aí vem um treinador organizado defensivamente, que eu não abro mão, e conquista o estadual. E no Brasileiro quer jogar só para frente?”, rebateu o treinador.
Lacerda ainda destacou os números defensivos do Vila Nova na temporada, reforçando o compromisso com a solidez da equipe.
“Para quem não sabe nós éramos a segunda melhor defesa, talvez ainda somos, do Brasil, Série A e Série B,” finalizou.
Com os três pontos, o Vila respira na tabela e volta a campo na próxima quinta-feira (17/4) para o clássico goiano diante do Goiás, às 19h, no Estádio Hailé Pinheiro. Na temporada, os rivais já se enfrentaram três vezes, com vantagem colorada: duas vitórias e um empate.