Premiação

Rodri desbanca Vini Jr, é eleito Bola de Ouro e amplia jejum brasileiro

A vitória do brasileiro era dada como provável até hoje, mas a notícia da ausência de jogadores do Real Madrid na cerimônia esfriou os ânimos

Rodri ao chegar na premiação da Bola de Ouro
Rodri ao chegar na premiação da Bola de Ouro, que venceu após temporada no Manchester City. Foto: Divulgação

BRUNO MADRID
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A eleição do Bola de Ouro contrariou as expectativas ao dar a Rodri, e não a Vini Jr, o título de melhor jogador do mundo. O meio-campista Manchester City desbancou o atacante do Real Madrid e, aos 28 anos, faturou o prêmio pela primeira vez em sua carreira. O evento, organizado pela revista France Football, ocorreu na tarde desta segunda (28) em Paris.

A vitória do brasileiro era dada como provável até hoje, mas a notícia da ausência de jogadores do Real Madrid na cerimônia esfriou os ânimos horas antes da premiação: além de Vini, Bellingham, Arda Guler e Lunin, que também disputaram prêmios, não viajaram -assim como Carlo Ancelotti, eleito melhor técnico do mundo.

Rodri, por outro lado, protagonizou o título da Espanha na última Eurocopa, realizada entre junho e julho deste ano. Ele foi eleito o melhor jogador da competição e liderou uma seleção de promessas, como Lamine Yamal, Pedri e Nico Williams.

A coroação do atleta europeu ampliou o jejum do Brasil no Bola de Ouro: Kaká, ainda em 2007, foi o último brasileiro a ter a alcunha de melhor jogador do mundo -depois, Messi e Cristiano Ronaldo monopolizaram a disputa até 2018, quando Modric foi eleito.

A votação do Bola de Ouro foi feita a partir de jornalistas dos 100 primeiros países do ranking da Fifa. Os profissionais montaram um ranking e enviaram suas escolhas baseadas nos desempenhos dos atletas na temporada 23/24 do futebol europeu. O narrador Cléber Machado representou o Brasil.

Veja os últimos ganhadores:
2023 – Lionel Messi (PSG/Inter Miami)
2022 – Karim Benzema (Real Madrid)
2021 – Lionel Messi (Barcelona)
2019 – Lionel Messi (Barcelona)
2018 – Luka Modric (Real Madrid)
2017 – Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
2016 – Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
2015 – Lionel Messi (Barcelona)
2014 – Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
2013 – Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
2012 – Lionel Messi (Barcelona)
2011 – Lionel Messi (Barcelona)
2010 – Lionel Messi (Barcelona)
2009 – Lionel Messi (Barcelona)
2008 – Cristiano Ronaldo (Manchester United)
2007 – Kaká (Milan)
2006 – Fabio Cannavaro (Real Madrid)
2005 – Ronaldinho Gaúcho (Barcelona)
2004 – Andriy Shevchenko (Milan)
2003 – Pavel Nedved (Juventus)
2002 – Ronaldo Fenômeno (Real Madrid)
2001 – Michael Owen (Liverpool)