Terça-feira, 28 de Julho de 2026
DESAPARECIMENTO

Irmã de goiana desaparecida na França revela que amiga sumiu um dia antes e descarta fuga após briga

Família afirma que adolescente de 16 anos conhecia bem a região onde vivia, falava francês fluentemente e aguarda respostas das autoridades francesas sobre o caso

Fernanda Cappellesso
Por - Goiânia, GO
Publicado em:
Alice Dias de Oliveira, de 16 anos, desapareceu no dia 22 de julho na região metropolitana de Paris, na França. A adolescente, natural de Goiânia, é procurada pelas autoridades francesas após perder contato com a família. Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

O desaparecimento da adolescente goiana Alice Dias de Oliveira, de 16 anos, ganhou um novo elemento que pode ajudar a esclarecer o caso. Segundo a irmã da jovem, Ana Flávia Oliveira, uma amiga de Alice também desapareceu um dia antes, na mesma região da França, levantando a hipótese de que as duas possam estar juntas.

Alice desapareceu no último dia 22 de julho, na região metropolitana de Paris, após sair do trabalho e avisar ao pai, por mensagem, que estava esperando o trem para voltar para casa. Desde então, familiares não conseguiram mais contato com a adolescente.

Moradora da França há cerca de quatro anos, Alice vivia com os pais na cidade de Trappes, localizada na região de Île-de-France, e, segundo a família, estava adaptada à rotina no país.

Família descarta fuga por desentendimento

Em entrevista concedida à imprensa nacional, Ana Flávia afirmou que não acredita que a irmã tenha fugido de casa por problemas familiares. Segundo ela, Alice mantinha um bom relacionamento com os pais e não houve qualquer discussão antes do desaparecimento.

“Ela nunca deu sinais de que pretendia fugir. Nossa convivência era tranquila e não houve nenhuma briga”, afirmou. A irmã também descartou a hipótese de que Alice tenha se perdido.

De acordo com Ana Flávia, a adolescente falava francês fluentemente, utilizava diariamente o transporte público e conhecia bem o trajeto entre o trabalho e a residência.

Amiga desapareceu um dia antes

Outro fator que aumentou a preocupação da família foi o desaparecimento de Maria de Fátima Pina Monteiro, amiga de Alice e natural de Cabo Verde.

Segundo Ana Flávia, a jovem desapareceu um dia antes de Alice na mesma região, informação que passou a ser considerada pela família como uma possível ligação entre os dois casos.

Até o momento, as autoridades francesas não confirmaram oficialmente se as investigações tratam os desaparecimentos como casos relacionados.

Celular foi localizado, mas buscas não encontraram pistas

A irmã da adolescente informou ainda que a polícia francesa conseguiu rastrear a última localização do telefone celular de Alice.

Equipes realizaram buscas na área indicada, porém nenhuma pista foi encontrada.

Outra expectativa da família é pelo acesso às imagens das câmeras de segurança da estação de trem de Versalhes, local por onde a adolescente teria passado antes de desaparecer.

Segundo Ana Flávia, até o momento as autoridades francesas ainda não informaram se as imagens foram analisadas ou se registraram a passagem da jovem.

Última mensagem foi enviada ao pai

A última comunicação de Alice com a família ocorreu pouco antes do desaparecimento.

Ela enviou uma mensagem ao pai informando que aguardava o trem para retornar para casa após o expediente.

Depois disso, o telefone deixou de responder e não houve mais qualquer contato.

Desde então, familiares utilizam as redes sociais para divulgar fotos da adolescente e pedir ajuda da população na tentativa de obter informações sobre seu paradeiro.

Caso mobiliza brasileiros na França

O desaparecimento passou a mobilizar brasileiros residentes na França, além de familiares e amigos no Brasil.

Publicações com a fotografia de Alice têm sido compartilhadas em diferentes plataformas digitais, enquanto a família aguarda novas informações das autoridades francesas.

O caso também repercute entre veículos de imprensa brasileiros devido às circunstâncias do desaparecimento e à ausência de pistas concretas sobre o paradeiro da adolescente.

Mais Goiás procurou autoridades e familiares

A reportagem do Mais Goiás entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) para saber se o governo brasileiro acompanha o caso e presta assistência consular à família. Até o fechamento desta reportagem, não houve retorno.

A equipe também entrou em contato com Ana Flávia Oliveira, irmã de Alice Dias de Oliveira, para obter informações atualizadas sobre as investigações e o andamento das buscas. Até a publicação desta matéria, ela também não havia respondido aos contatos da reportagem.

As investigações seguem sob responsabilidade das autoridades francesas. Até o momento, não há confirmação sobre o paradeiro de Alice Dias de Oliveira nem informações oficiais que indiquem as circunstâncias de seu desaparecimento.

Leia também: Policial de Goiás é afastado após efetuar disparos em praia cheia de turistas no Tocantins

Categorias:
Mundo
Tags:
adolescente desaparecida adolescente desaparecida na França Alice desaparecida Alice Dias de Oliveira Ana Flávia Oliveira brasileira desaparecida na França brasileiros na França Buscas desaparecimento de adolescente desaparecimento de brasileira desaparecimento internacional desaparecimento na França estação de trem de Versalhes família procura adolescente França goiana desaparecida goiana desaparecida na França Goiânia Goiás Investigação Itamaraty jovem desaparecida Maria de Fátima Pina Monteiro Ministério das Relações Exteriores Paris polícia francesa Trappes Versalhes