Secretários de Estado de Goiás seguem em Israel
Vice-prefeita de Goiânia deixou país e chegou a Jordânia; próximo passo é Arábia Saudita

Os secretários de Estado de Goiás Pedro Leonardo de Paula Rezende (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Rasível dos Reis Santos Júnior (Saúde), com a esposa Keila Edna Pereira Santos, permanecem em Israel. A comunicação do governo de Goiás informou que eles estão juntos. “Por enquanto, não há data de retorno definida, já que o espaço aéreo israelense encontra-se fechado”, detalha texto enviado ao Mais Goiás.
Em nota, a secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) disse que o titular da pasta está em segurança durante a missão oficial, realizada no âmbito do Consórcio Brasil Central. “O secretário Pedro Leonardo [com Rasível e esposa] encontra-se em Tel Aviv, em hotel que conta com bunker. Nas últimas 24 horas, foram recebidos quatro alertas e o secretário cumpriu os protocolos estabelecidos, o que inclui deslocamento ao bunker após os avisos sonoros. A comitiva está seguindo todas as orientações e aguardando determinações da Embaixada do Brasil. A integridade e a segurança da comitiva são prioridades absolutas.”
Nesta segunda-feira (16), a vice-prefeita de Goiânia, tenente-coronel Cláudia Lira (Avante), conseguiu deixar Israel e chegar na Jordânia. O próximo passo é ir para Arábia Saudita. A política fazia um treinamento de segurança no país – ou seja, estava em viagem distinta dos secretários, que estavam em missão de cooperação internacional do Consórcio Brasil Central -, quando houve uma escalada do conflito entre as forças israelenses e o Irã, na quinta-feira (12), e o espaço aéreo foi fechado. O traslado foi feito por terra com outros chefes de Executivos do Brasil.
Nas redes sociais, por volta das 13h, ela informou ter chegado na Jordânia, com outros membros de comitivas. Entre os representantes de cidades brasileiras, além da vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Lira (Avante), estão Álvaro Damião (União), prefeito de Belo Horizonte (MG); Cícero Lucena (PP), prefeito de João Pessoa (PB); Johnny Maycon (PL), prefeito de Nova Friburgo (RJ); Nélio Aguiar, ex-prefeito de Santarém (PA) e tesoureiro da CNM; Welberth Rezende (Cidadania), prefeito de Macaé (RJ); e Vanderlei Pelizer (PL), vice-prefeito de Uberlândia (MG).
Nota da Seapa:
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) informa que o secretário Pedro Leonardo Rezende encontra-se em segurança durante a missão oficial em Israel, realizada no âmbito do Consórcio Brasil Central.
A missão, que ocorreu entre os dias 7 e 14 de junho, teve como objetivo fortalecer a cooperação internacional e promover a troca de experiências com parceiros governamentais israelenses. Entre as pautas, destaque para as áreas de inteligência artificial, agritechs e inovações aplicadas ao setor agropecuário.
Durante a agenda técnica, foram realizados encontros estratégicos com representantes do governo de Israel e instituições ligadas ao desenvolvimento tecnológico do agro, reafirmando o compromisso de Goiás com a modernização e o avanço sustentável da agricultura e pecuária no estado.
O secretário Pedro Leonardo encontra-se em Tel Aviv, em hotel que conta com bunker. Nas últimas 24 horas, foram recebidos 4 alertas e o secretário cumpriu os protocolos estabelecidos, o que inclui deslocamento ao bunker após os avisos sonoros.
A comitiva está seguindo todas as orientações e aguardando determinações da Embaixada do Brasil.
A integridade e a segurança da comitiva é prioridade absoluta. Por enquanto, não há data de retorno definida, já que o espaço aéreo israelense encontra-se fechado.”