Conflito

Vice-prefeita de Goiânia volta a bunker em Israel após toque de sirenes neste domingo (15)

É a primeira vez que o alerta é acionado durante o período da tarde desde o início do conflito com o Irã

Segundo a coronel Cláudia, participantes do curso estão bem - Foto: Divulgação

A vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Lira, precisou retornar a um bunker em Kfar Saba, Israel, na tarde deste domingo (15), após o acionamento de sirenes de alerta na cidade. O episódio ocorreu enquanto ela participava de uma aula, junto com outros integrantes da comitiva brasileira que está no país.

Em vídeos publicados nas redes sociais, Cláudia relatou que todos foram orientados a buscar abrigo imediatamente por questões de segurança. Segundo ela, o grupo permanece bem, apesar da tensão. É a primeira vez que o alerta é ativado durante o período da tarde em Israel, segundo a vice-prefeita. Logo em seguida, os participantes foram avisados de que era seguro deixar o bunker.

Israel enfrenta nos últimos dias uma nova escalada de conflitos com o Irã. O governo iraniano tem realizado ataques contra Tel Aviv em resposta a bombardeios anteriores sofridos em Teerã.

Diante do cenário de instabilidade, a comitiva de prefeitos e representantes municipais brasileiros, que está em Israel, enviou um documento ao Ministério das Relações Exteriores solicitando apoio para o retorno ao Brasil. Até o momento, não há uma previsão oficial para a repatriação do grupo.

Viagem não gerou custos aos cofres públicos


A Prefeitura de Goiânia informou, por meio de nota oficial, que a viagem da vice-prefeita Coronel Cláudia Lira a Israel faz parte de um treinamento internacional sobre segurança pública e desenvolvimento local, realizado com a participação de autoridades de diversos países da América Latina. Segundo o comunicado, a ida de Cláudia Lira não gerou custos aos cofres públicos municipais.