Eleições 2016

“A estratégia está dando certo”, declara Vanderlan sobre pesquisa Serpes

Em entrevista ao Mais Goiás na tarde desta segunda-feira (29/8), o candidato a prefeito Vanderlan…

Em entrevista ao Mais Goiás na tarde desta segunda-feira (29/8), o candidato a prefeito Vanderlan Cardoso (PSB) afirmou que os números da pesquisa espontânea Serpes/O Popular divulgada hoje mostram que “a estratégia está dando certo”. “Eu fiquei satisfeito, porque se você for comparar o que é garantido mesmo, que é o espontâneo, nós estamos aí com dez pontos. Quem está liderando a pesquisa, que é conhecido por quase 100% da população, está com 20.”

A avaliação do candidato do PSB se baseia na divulgação do gráfico da pesquisa, que mostra Vanderlan com 9,6% das intenções de votos na pesquisa Serpes, enquanto o deputado federal Delegado Waldir Soares (PR) aparece com 8,4% no levantamento espontâneo, no qual o eleitor não tem o nome dos candidatos apresentado no questionamento feito pelos pesquisadores.

O ex-prefeito Iris Rezende (PMDB), citado por Vanderlan, aparece com 23,8%. Na pesquisa espontânea divulgada em 14 de agosto, o peemedebista tinha 14,6% das intenções de votos, o pessebista 6,6% e Waldir 6,2%.

“Já assumimos de fato, como já vinham mostrando as pesquisas, o segundo lugar. E agora nós vamos trabalhar para chegar bem próximo ou ultrapassar quem está em primeiro lugar ainda no primeiro turno. E é através das nossas reuniões e caminhadas, além de entrevistas, que nós vamos fazer isso.”

Na pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos é apresentado aos eleitores ouvidos, Vanderlan caiu dois pontos porcentuais, de 16,8% para 14,8% e se manteve no terceiro lugar, atrás do Delegado Waldir, que também teve uma queda de 1,4 ponto, indo dos 20,6% para 19,2%.

Na margem de erro

Os dois sofreram redução nas intenções de votos estimulados dentro da margem de erro do levantamento, que é de 4,38 pontos para mais e para menos. Já Iris foi o único candidato com alta nas intenções de votos entre a pesquisa anterior e a nova rodada da Serpes, com mais 5,2 pontos, saltando de 31,9% para 37,1%, acima da margem de erro.

Segundo Vanderlan, está “dentro do normal” essa queda na estimulada, já que aconteceu dentro da margem de erro. Tanto na espontânea quanto na estimulada, Vanderlan Cardoso e Delegado Waldir aparecem em empate técnico.

Dados corrigidos

De acordo com o jornal O Popular, a informação publicada no gráfico da matéria sobre a pesquisa espontânea traz a porcentagem de intenção de votos invertida do Delegado Waldir e Vanderlan Cardoso. O correto é o que está no texto do levantamento, com 9,6% para o candidato do PR e 8,4% para o pessebista.

Metodologia

O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 26 de agosto. Foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo: GO-02407/2016 no dia 23 de agosto de 2016. 501 eleitores goianienses foram ouvidos pela pesquisa. A Responsabilidade Técnica é da Serpes Pesquisa de Opinião e Mercado Ltda. A Empresa contratante é a Jaime Câmara & Irmãos (Jornal O Popular). A margem de erro é de 4,38% pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança é de 95%. O levantamento foi realizado nas regiões: Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste de Goiânia.