PONTO CRÍTICO É 50%

Apenas 56% da população de Goiânia está em isolamento, diz secretário

Em coletiva de imprensa que acontece nesta tarde de sexta-feira (3), no Palácio das Esmeraldas,…

Apenas 56% da população de Goiânia está em isolamento, diz secretário
Apenas 56% da população de Goiânia está em isolamento, diz secretário

Em coletiva de imprensa que acontece nesta tarde de sexta-feira (3), no Palácio das Esmeraldas, o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima, afirmou que o isolamento social atinge 58% da população e que, se ficar abaixo de 50%, há risco de aumento acelerado da pandemia – o que gerará risco de colapso ao sistema público. Em Goiânia, o isolamento está em 56%.

Adriano disse também que o fator de contágio do coronavírus em Goiás hoje é de 1,6 pessoa por cada contaminado e que o ideal é que se chegue a menos de 1. “Em países que controlaram a pandemia, este fator está abaixo de 1. Na Itália, chegou a seis”.

Decreto

Vale destacar que, nesta sexta-feira, o governador publicou alterações no decreto 9.633, que normatiza a quarentena em vigor em Goiás. O governo flexibilizou restrições a algumas atividades comerciais.

Estão liberados para funcionar borracharias, oficinas, restaurantes e lanchonetes nas margens das rodovias; autopeças; estabelecimentos que estejam produzindo exclusivamente insumos para auxílio no combate ao coronavírus; escritórios de profissionais liberais, vedado ao atendimento ao público; cartórios extrajudiciais; feiras livres de hortifrutigranjeiros; e atividades administrativas em instituições de ensino públicas e privadas.