CÂMARA MUNICIPAL

Bancada da bola em Goiânia pede retorno de treinos de futebol

Os vereadores Zander Fábio e Romário Policarpo, ambos do Patriota, pediram ao prefeito de Goiânia,…

Os vereadores Zander Fábio e Romário Policarpo, ambos do Patriota, pediram ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) autorização para que treinos de futebol dos times profissionais voltem a acontecer na capital. Segundo os parlamentares, prefeito e secretários sinalizaram que podem atender o pedido. Porém, o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ismael Alexandrino, afirmou em entrevista concedida nesta terça-feira (19) que este não “é momento de se falar em treinos coletivos“.

“Times estão fadados a quebrar se não voltarem aos treinamentos”, diz Zander. O vereador propõe que os treinos voltem a ocorrer em consonância com normas sanitárias já preconizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Fifa: “são protocolos mais rígidos dos que as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, afirma.

A “bancada da bola” levantou esta bandeira na sessão desta terça-feira (19). Romário Policarpo argumentou é necessário manter o preparo físico dos atletas, e reforçou que não está em pauta a volta dos jogos de futebol – apenas dos treinos. Zander é torcedor do Atlético Goianiense e tem ligação com a diretoria rubro-negra. Já Policarpo é conselheiro do Vila Nova.

O campeonato goiano de futebol profissional foi paralisado na penúltima rodada da primeira fase. O Atlético é o líder. Os últimos colocados – e que atualmente seriam rebaixados – seriam Anapolina e Iporá. Vários clubes não querem o retorno do campeonato goiano, por não terem condições financeiras de remontar as equipes – já que dispensaram atletas.

No entanto, a situação para as equipes da capital é diferente. Os clubes pedem retorno dos treinos para começarem a se preparar para o Campeonato Brasileiro. Goiás e Atlético vão disputar a Série A; o Vila Nova a Série C e o Goiânia a Série D.

O retorno aos treinos teria também o benefício de expor as marcas dos patrocinadores, que suspenderam os contratos com os clubes no período de pandemia. Houve redução no salário dos atletas.

Posição do governo

Em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta terça-feira (19), o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, sinalizou que treinos físicos podem ser liberados, mas treinamentos coletivos ainda não.

“Agora, treinos físicos e individuais, segundo alguns protocolos, talvez possa começar a se pensar em alguma ação nesse sentido (…) Já treinamentos individuais, é importante, sim, que sejam discutidos, respeitando os protocolos e o distanciamento. Ainda não é o momento de se falar em treinos coletivos”.

Sobre o retorno de competições, o secretário entende ser pouco provável, mesmo que os jogos sejam sem torcida.