Novo mandato

Caiado diz que vai anunciar secretários no início de dezembro

O governador eleito em Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), disse, na manhã desta terça-feira (20), que…

O governador eleito em Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), disse, na manhã desta terça-feira (20), que vai anunciar o nome dos futuros secretários do estado até o início de dezembro. Assim, eles terão um mês para analisar o cenário e iniciar os trabalhos.

Caiado ainda afirmou que os nomes ainda não estão definidos, pois está em processo de avaliação e diagnóstico: “sem suprimir etapas. De degrau a degrau. Indo muito bem. Avaliando cada Secretaria, fazendo o diagnóstico real e preocupando com o que importa”. A fala foi em entrevista à Rádio Sagres, em Goiânia, na manhã desta terça-feira.

O democrata ainda falou que vai manter a quantidade de Secretarias que existem atualmente: são 13 e mais cinco extraordinárias. E criticou a fusão de pastas, que tem sido realidade em Goiás durante o último governo do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). “Eu não farei, de forma alguma, essa fusão, que na verdade é uma maquiagem do quadro. E só produz a ineficiência e a incapacidade de apresentar projetos e cobrar resultados de cada uma das secretarias”.

Caiado ainda apontou a possibilidade de extinguir as cinco extraordinárias. A intenção seria cumprir a promessa de campanha de retomar as secretarias de Cultura, da Agricultura e do Esporte.
“Eu vou trabalhar com 17 secretarias. Não vou ampliar em nada. Mas o que é da Agricultura, é da Agricultura. O que é da Cultura, é da Cultura. O que é do Esporte, é do Esporte. O que é do Meio-Ambiente, é do Meio-Ambiente”, disse durante a entrevista desta manhã.

Orçamento impositivo

Caiado disse que já se reuniu com quase todos os deputados, da atual e da próxima legislaturas em discussão, mostrando que foi parlamentar durante 24 anos. “O que eu quero ter é uma
Assembleia que possa compartilhar as mesmas dificuldades do Poder Executivo. Não vai ter nenhum processo de submissão nem de esconder dados e não fazer diálogo aberto”.

O Orçamento Impositivo é um tema que tem gerado polêmica na Assembleia Legislativa de Goiás (Goiás). Entre os deputados federais, as discussões são de que haveria uma movimentação do futuro governador para adiar o início de repasse. Sobre o projeto e outros três, que são a reinstituição dos incentivos fiscais, o Refis, que é o parcelamento de dívidas, e o Orçamento Anual para 2019, Caiado foi evasivo.

“Eu não posso perder tempo com as coisas, tenho que discutir na data certa”, disse, sobre os incentivos fiscais. Ele afirmou que precisa apresentar propostas a empresários e deputados e ouvir as sugestões antes de falar sobre a proposta dele sobre o tema, com a imprensa.

Uma proposta de Emenda Constitucional (PEC) quer prorrogar para 2020 o início do Orçamento Impositivo. Ele havia sido foi aprovado por unanimidade antes do primeiro turno e garante a destinação de 1,2% da receita líquida do Estado de Goiás para que os parlamentares utilizem em emendas constitucionais.