Polêmica

Câmara pode suspender feriado do Dia do Evangélico em Goiânia

Está na pauta da sessão desta quinta-feira (15), a partir de 9 horas, na Câmara…

Está na pauta da sessão desta quinta-feira (15), a partir de 9 horas, na Câmara Municipal de Goiânia, um recurso do vereador Elias Vaz (PSB) para cancelar a votação que instituiu o feriado do Dia do Evangélico, a ser comemorado em 17 de agosto. O recurso foi aprovado por unanimidade na manhã de hoje pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e precisa de apenas uma votação em plenário para que o feriado seja cancelado.

“Não podemos permitir que o Regimento da Casa seja desrespeitado. A votação foi irregular”, afirma Elias Vaz. Além dele, também assinaram o recurso os vereadores Giovani Antônio (PSDB), Welington Peixoto (PMDB) e Djalma Araújo (Rede).

O feriado foi criado por uma emenda apresentada pelo vereador Deivison Costa (PTdoB) ao projeto do presidente da Câmara, vereador Anselmo Pereira (PSDB), que declara de utilidade pública municipal o Instituto Educacional Conceito de Meio Ambiente, Cultura e Saúde (IECMACS). Mas o artigo 87 do Regimento da Câmara expressa que “não serão aceitos substitutivos, emendas ou subemendas que não tenham relação direta com a matéria da proposição principal”.

Segundo o vereador Elias Vaz, está claro que a emenda contraria as regras da Casa. “Não sou contra a comemoração do Dia do Evangélico, mas sim contra a criação de mais um feriado na capital. Também discordo da forma como foi aprovada a data, por meio de uma manobra do colega. Precisamos ter transparência e discutir os projetos com a sociedade”, ressalta.