Proposta

Casas noturnas podem ter que exibir avisos sobre risco de dirigir e beber

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia quer exigir que casas…

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia quer exigir que casas noturnas, boates e outros estabelecimentos que comercializam bebida alcoólica passem a exibir advertências sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. A proposição, de autoria do vereador Milton Mercez (PRP), foi proposto em fevereiro de 2017, e está em sua terceira fase no plenário.

O projeto número 00035, de 8 de fevereiro de 2017, especifica que casas de shows, salões de festa e estabelecimentos similares devem exibir em suas dependências advertências sobre o perigo de dirigir embriagado. Na justifica da proposição, o vereador alega há campanhas que alertam para o risco da direção sob o efeito de álcool, contudo falta conscientização nos lugares em que se vende bebida alcoólica.

“Quanto mais divulgação tiver, principalmente em locais que vendem bebida alcoólica melhor. O que está faltando é a consciência do cidadão. As pessoas podem beber, mas não podem voltar para casa”, argumenta Milton.

O vereador alega ainda que atualmente, é viável pedir um carro por meio de aplicativos de transporte, de modo que há alternativas para quem optar por beber. O parlamentar ressalta que quem dirige alcoolizado coloca não somente sua vida em risco, mas de qualquer cidadão.

No documento, Milton ressalta que muitas festas e shows oferecem a modalidade open bar, o que pode levar a um consumo exagerado de bebida alcoólica. Na justificativa da proposição, ressalta-se que, em locais como casas de shows e boates, as advertências veiculadas na televisão e em outras mídias raramente são relembradas, por isso a necessidade de afixar avisos nestes lugares.

A última votação do projeto aconteceu em Plenário da Câmera nesta terça-feira (20), mas o projeto ainda não foi aprovado e deve ser votado novamente.