Política

Ciro Gomes deu show no Jornal Nacional, mas quantos votos ele ganhou?

Ciro Gomes se saiu muito bem na entrevista concedida ontem ao Jornal Nacional. O tom…

Ciro Gomes em entrevista ao Jornal Nacional - Reprodução/TV Globo
Ciro Gomes em entrevista ao Jornal Nacional - Reprodução/TV Globo

Ciro Gomes se saiu muito bem na entrevista concedida ontem ao Jornal Nacional. O tom belicoso de Renata Vasconcellos e William Bonner foi o mesmo da sabatina com Jair Bolsonaro na segunda-feira, tal qual é a prática do JN nas últimas eleições. Mas Ciro não se perdeu, não caiu em provocações e conseguiu sair dos apertos com educação e mostrando conhecimento ao apresentar suas propostas.

Ponto pra ele.

Ciro chegou para o papo com o objetivo de amenizar a imagem de brigão que ele tem. Foi bem-sucedido nesse intuito. Foi simpático. Reconheceu a crítica da Renata, corrigiu um termo duro que colocou, terminou os 40 minutos com uma faceta mais suave que entrou.

Além disso, o pedetista tinha a meta de divulgar suas redes sociais. Por duas vezes, falou de um site que colocará no ar para discutir suas propostas na campanha. Passou essa informação para milhões de telespectadores. Como tem pouco tempo nas inserções de rádio e TV, Ciro precisa das redes sociais para amplificar sua mensagem. Se aumentará a audiência na internet por conta do Jornal Nacional, só o tempo dirá.

A repercussão da entrevista foi bem positiva. Analistas da política brasileira reconheceram o bom desempenho, as redes sociais lhe foram favoráveis, o burburinho aconteceu.

Agora, isso vai mudar a intenção de votos de Ciro? Huuummmm… Aí já é outra seara.

Não sou metido a Mãe Dináh e aprendi com aqueles quatro cabeludos que tomorrow never knows. Mas não será fácil para Ciro crescer nas pesquisas, mesmo com o inequívoco desempenho positivo no Jornal Nacional.

Com dois líderes populares que despertam paixão e repulsa como Bolsonaro e Lula no jogo, o espaço para Ciro fica muito estreito. Por mais que as pessoas reconheçam as virtudes do candidato que está em terceiro lugar, o eleitor parece já convicto de sua escolha para outubro. E essa decisão antecipada do voto é o grande empecilho para que Ciro possa sonhar sonhos maiores.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: reprodução  / Rede Globo