CVM

Comissão de Valores Mobiliários processa Petrobras após renúncia de presidente

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu processos administrativos contra a Petrobras após o ex-presidente-executivo…

Governo tenta eleger conselho mais alinhado na Petrobras nesta sexta (Foto: Agência Brasil)
Governo tenta eleger conselho mais alinhado na Petrobras nesta sexta (Foto: Agência Brasil)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu processos administrativos contra a Petrobras após o ex-presidente-executivo José Mauro Coelho renunciar, nesta segunda-feira (20). A informação é da própria empresa e foi divulgada pela CNN Brasil.

Segundo apurado, um dos processos vai investigar notícias que anteciparam a renúncia, como ocorreu pelo jornal O Globo – o veículo informou que membro do conselho de administração da Petrobras já informavam que Coelho falava em pedir demissão no fim de semana. A B3, bolsa brasileira, chegou a suspender as ações da Petrobras antes da manifestação oficial.

Ressalta-se, José Mauro Coelho renunciou nesta segunda após pressões diversas, principalmente, do governo federal por causa do anúncio de reajuste no diesel (14%) e na gasolina (5%) na última sexta-feira. No lugar dele entra Fernando Assumpção Borges como interino.

Em relação ao outro processo, trata-se de um pedido de investigação de “movimentação suspeita” envolvendo as ações da estatal. A Petrobras, por vez, disse a CNN que “acompanha e analisa informações e movimentações envolvendo companhias abertas e o mercado de capitais, tomando as medidas cabíveis, sempre que necessário”, mas que “não comenta casos específicos”.

Os processos administrativos, destacam-se, pode virar uma investigação formal. Tudo dependerá das conclusões.