COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

De olho em 2024, Rogério Cruz intensifica parceria com governo estadual

Projetos conjuntos estão a todo o vapor e deixam aberta a porta para a possibilidade de apoio do governador Ronaldo Caiado à reeleição do prefeito não é impossível

A Prefeitura de Goiânia tem intensificado as parcerias administrativas com o governo do Estado, ajudando o Palácio das Esmeraldas em atribuições que são majoritariamente, ou não, estaduais. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por exemplo, disponibilizou caminhões consultórios na frente de hospitais estaduais, como o Hospital de Urgências Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e o Hospital da Criança e do Adolescente (Hecad). A decisão foi tomada depois que o governo do estado resolveu limitar os hospitais, focando o atendimento de casos graves. A medida tomada pelo município foi importante para diminuir os desgastes pelo fechamento dos hospitais a atendimentos mais simples e suprir a demanda reprimida.

Outro serviço que a Prefeitura faz constantemente é a manutenção da iluminação pública dos trechos urbanos das rodovias estaduais que cortam a Capital. Recentemente, as GOs 020 e 040 receberam o serviço realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), assim como a BR-153. O Paço Municipal também fez a troca de toda iluminação do trecho goianiense da Rodovia dos Romeiros (GO-060) para lâmpadas de LED na época da Romaria do Divino Pai Eterno.

Apesar da indefinição que ronda a base do governo estadual em relação à sucessão em Goiânia, as parcerias administrativas entre estado e prefeitura mostram que o governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, possuem grande entrosamento. Ainda são muitas as interrogações em torno do processo de escolha do candidato governista. Porém, a proximidade com Caiado faz com que o prefeito tenha ótimas chances de ser o plano A do governador, caso mostre viabilidade eleitoral.